A atriz Canadá-estadunidense de origem croata Stana Katic (39 anos), provou mais uma vez que gosta de interpretar mulheres fortes. Por 8 anos ela foi a queridinha da audiência Kate Beckett na série "Castle," mas ela deixou o programa em meados de 2016 e tirou curtas férias, esperando novos desafios. Ela logo retornou à telinha, e novamente como uma guardiã da ordem pública.

Em "Absentia," ela interpreta a agente do FBI Emily Byrne. Depois de desaparecer por 6 anos, período em que achavam que ela havia sido vítima de um assassino em série que foi condenado pelo crime, Emily foi encontrada em uma remota cabana na floresta. Ela não se lembra quem a sequestrou, nem o que aconteceu durante todos esses anos, e voltar para casa é uma experiência complicada: seu marido está vivendo com uma nova esposa, e seu filho não a aceita.

"Não me saio mal quando preciso interpretar uma mulher durona. Antes desse papel, eu já havia feito karatê, então sei bater bem quando preciso. Além disso, dancei balé por muitos anos, e adoro quando posso me expressar através de movimentos, seja com luta, dança ou pelo modo como ando," diz Katic, que, no primeiro episódio de "Absentia," bate brutalmente em um criminoso.

As filmagens dos 10 episódios de "Absentia" foram difíceis devido aos curtos prazos. Às vezes, ela filmava cenas de 3 episódios diferentes em um único dia. "A cena mais difícil de gravar foi uma em que Emily está fugindo e atravessa um lago a nado. A água estava congelando naquele dia. O diretor e os produtores até duvidaram que conseguiríamos filmar. Eu estava bem preparada - usava um traje de mergulho, e as roupas da Emily por cima disso -, mas não foi fácil para mim. Eu não sabia como meu corpo reagiria. Por sorte, apesar de estar muito feio, tudo correu bem. A cena pode até ser a minha preferida na série, pois descreve como Emily encara o perigo, que poderia até ser fatal. Mas ela não quis desistir em momento algum," diz Stana, que também é produtora executiva da série.

As filmagens foram tão difíceis que ela espera que seu próximo trabalho seja em uma comédia. Ela também espera ter alguns meses de folga para se dedicar à vida de casada. Um dia antes de seu 37º aniversário, em 25 de abril de 2015, ela casou-se com seu namorado de longa data, o empresário australiano de origem sérvia Kris Brkljač. Eles se casaram no idílico monastério ortodoxo Dragović, construído próximo ao lago Peruća no final do século XIV, mostrando o quanto a atriz ama a terra natal dos pais.

A mais velha dos 6 filhos de Petar and Rada Katic, donos de uma loja de móveis, Stana sempre enfatiza que seu país é de Koljane, próximo a Vrlika, e sua mãe é da região de Sinj. Antes dela nascer, seus pais imigraram para a cidade de Hamilton, no Canadá, e quando ela tinha 5 anos, sua família mudou-se para a cidade de Aurora, nos arredores de Chicago, nos EUA. Mas apesar de ter crescido na América do Norte, ela nunca esqueceu a região de Cetina.

"Eu fui lá, pela primeira vez, com 5 anos. Atualmente, tento visitar ao menos uma vez ao ano. Nesta primavera, até tentei aprender a fazer o máximo de pratos tradicionais o possível. Visitei familiares e amigos e implorei para que me apresentassem a pessoas que ainda cozinhassem à moda antiga. Aprendi muito, mas meus preferidos ainda são blitva [NT: acelga com batata], pura [NT: polenta] e aspargos com ovos. Sei que são refeições clássicas, mas as amo. As receitas não são complicadas, mas é preciso ter ingredientes frescos e bem escolhidos para ficarem realmente boas. No verão passado, comprei farinha de milho moída em um moinho, e o aspargos mais delicioso cresce na propriedade do meu primo na Dalmácia. Amo tanto blitva que plantei acelga no meu jardim na Califórnia. E, é claro, adoro peka na brasa [NT: tradicional prato de carne com vegetais]," diz a charmosa atriz de olhos verdes, que já estrelou no filme de James Bond "007 - Quantum Of Solace," além de "Codinome Cassius" ao lado de Richard Gere e "Big Sur," onde interpretou a poetisa Lenore Kandel.

Stana constantemente mostra seu amor pela região de Cetina no seu perfil no Instagram. Ela se mostra bem informada sobre os eventos da região, e após o anúncio da construção da usina termelétrica de Peruća, ela disse que espera que a fonte de água pura mantenha-se assim por muitas gerações por vir.

Com suas visitas, seu croata vem melhorando, mas ela ainda fala inglês em entrevistas. "Eu entendo tudo e todos me entendem. O problema é quando começo a falar sobre algo alem do cotidiano, como por exemplo economia ou tópicos médicos. Nessas horas, fica difícil encontrar a palavra certa," diz Stana, que usou sua última viagem à Dalmácia para enriquecer seu vocabulário.

"Estava interessada na diferença entre as palavras 'plemenit' [NT: nobreza] e 'mudrost' [NT: sabedoria]. Por dois meses, perguntei a amigos e conhecidos qual palavra melhor os descrevia. Sem exceção, eles escolheram 'plemenit,' e essa é a minha palavra em croata preferida," diz a atriz, que está sempre arrumada e bem vestida em estreias de Hollywood. Mas, na vida privada, ela é completamente diferente.

Quando não está gravando, ela não usa maquiagem porque, diz ela, batom não ajuda em nada quando está cavando em seu jardim. Ela é ainda mais minimalista com seu guarda-roupa. "No meu armário, tenho apenas o que preciso. Eu gosto de ter algumas peças bem escolhidas que vem vestem bem, ao invés de muitas roupas lindas nas quais vou me perder. É claro que, às vezes, eu compro algo sem pensar muito. Em uma viagem recente ao Japão, fiquei fascinada com os tecidos e vestidos que desafiam tendências, que podem ser usados hoje e também daqui 10 anos. Estou constantemente caçando peças assim," diz a atriz que mantém a forma com corridas, ioga e bicicleta. Quando perguntada qual é sua real faceta - se a Stana "durona" das telinhas ou a Stana "glamurosa" dos tapetes vermelhos, com um enorme sorriso, ela responde: "Nenhuma das duas. Se você perguntasse isso aos meus amigos, acho que eles diriam que a verdadeira Stana é uma nerd brincalhona."

 
Confiram os scans da revista na nossa galeria:

Scans > 2017 > Gloria [19 outubro]