Entrevista: Stana Katic
Se Castle fosse um gato, Beckett seria um rato. O casal mais cativante das séries policiais deve muito a Stana Katic, que consegue ser forte e frágil ao mesmo tempo.
A 6ª temporada de "Castle" está sendo transmitida pela ABC, e está cheia de reviravoltas! Sua personagem trocou Nova York por Washington, mas no final das contas, o trabalho pareceu ser muito diferente do que ela esperava...
Completamente! Kate Beckett acabou precisando abrir mão de certas coisas, o que ela não esperava ter de fazer quando aceitou o cargo. Ela é uma defensora da justiça, e, em Washington, algumas pessoas não encaram essa justiça por terem proteção de seus cargos. Não é fácil para ela engolir esse tratamento preferencial.
No início da 6ª temporada, seu comportamento leal demais a custa o emprego no FBI. Como ela lida com isso?
Foi um choque. Era um emprego dos sonhos para ela, que permitia que ela trabalhasse numa esfera mais internacional, o que era muito empolgante. Ela achou que estava fazendo a coisa certa, e os chefes dela claramente discordaram.
Como a perda deste trabalho influenciará na evolução da personagem?
No fundo, no fundo, Beckett tem uma alma de heroína. Ela é alguém que quer ajudar as pessoas que precisam ser protegidas. Então quando ela chega lá [em DC], ela se sente um peixe fora d'água. Ela não sabe mais onde está pisando, e se sente meio perdida.
Você acha que Beckett parece ter regredido depois de perder esse emprego dos sonhos?
Beckett é o tipo de pessoa que, seja trabalhando para o Procurador Geral, seja para a Polícia de Nova York, seja para a Interpol, ela sempre será brilhante. Para ela, não importa a organização em que atua, o seu objetivo é sempre fazer justiça.
Voltando a Nova York, ela reencontra seus antigos colegas Ryan e Esposito. É difícil trabalhar com eles sob essas novas condições?
Ela chega muito questionada. Quando ela foi para Washington, ela achou que fosse permanentemente, mas acaba voltando logo. Ela tenta entender como isso afetará a relação profissional deles. Ela ama essa família do trabalho à qual ela pertenceu por tanto tempo, mas ela também tem novas responsabilidades, e precisa encontrar um novo equilíbrio.
Até mesmo Castle parecia pronto para se mudar para Washington com ela. O fato de ela ter perdido o emprego pode ter sido algo de bom para o relacionamento deles?
O novo trabalho da Beckett foi uma boa oportunidade para ambos superarem um obstáculo. O fato de eles terem conseguido superar essa dificuldade solidifica e fortalece ainda mais o relacionamento, ainda mais com Castle tão pronto para mudar-se com ela, o que só prova que o amor deles é sincero e forte.
Além da história de amor entre Beckett e Castle, nós seguimos, desdo o começo da série, a história entre Beckett e o senador Bracken, que tem relação com a morte de sua mãe. Qual será o resultado dessa investigação?
Essa história foi o tema de série por anos, e acho que deveria terminar bem, com uma conclusão verdadeira que respondesse a todas as questões levantadas. Eu não sei como os roteiristas pretendem fazer isso, mas eu confio neles.
Você faz suas cenas de ação na série?
Sim, adoro isso! Eu fiz artes marciais, então sei as técnicas, o que acaba sendo difícil para mim pois não posso usar toda a minha força. Tenho que fingir e controlar minhas ações, porque se me empolgar, acho que posso machucar alguém! (Risos)
Para encerrar, como você gostaria que Beckett evoluísse?
Eu gostaria que ela se soltasse um pouco mais, que ela ficasse mais relaxada em episódios futuros.