Maria Feldman poderia ser mais uma assistente de produção, com sua jaqueta e botas lamacentas, mas é a produtora de "Absentia". "A propriedade é propriedade do rei", diz ela em um carregado sotaque israelense, enquanto anda por um bosque. Em Sofia, o rei a quem Feldman se refere é o Simeon, da Bulgária.

A Costa Leste dos Estados Unidos foi recriada para a série, que estreia nesta segunda-feira no AXN Espanha. A vegetação é semelhante e o tempo (ruim) também impera. No meio do bosque, uma cabana. A construção sombria é um dos primeiros cenários que o espectador verá em "Absentia," onde a polícia encontrará Emily Byrne, que foi dads como morta após seu desaparecimento seis anos antes. Esse é o ponto de partida da série que marca o retorno de Stana Katic à televisão após oito temporadas de "Castle".

A estrela aparece em uma pausa das filmagens, com o cabelo molhado e sangue (supostamente artificial) escorrendo pela testa. Katic, além de protagonista, é produtora executiva de "Absentia". O roteiro do episódio piloto, escrito pela jovem Gaia Violo, deu algumas voltas até cair nas mãos da Katic através de seu agente. "Como produtora executiva, provavelmente estou mais atenta aos detalhes do que se estivesse apenas atuando," reconhece a atriz. Quanto à questão da (pouca) sofisticação dos figurinos, ela brinca que é uma história sombria, com pequenos alívios cômicos. Para preparar para sua personagem, Katic pesquisou casos de mulheres submetidas a longos seqüestros. Ela conta isso sentada em um hotel de Sofia, onde recebe a imprensa, preparada como uma estrela (e produtora) em modo total de promoção. "Estamos fazendo um filme independente para a televisão", diz ela com entusiasmo, tendo muito cuidado em não contar maiores detalhes da trama.

Patrick Heusinger, seu marido na série, também não conta spoilers. Para ele, que já teve diversos papéis secundários na televisão, "Absentia" significava a possibilidade de trabalhar com o diretor Oded Ruskin. Depois de ver de uma temporada de False Flag, a série anterior de Ruskin ("Eu só levantei para ir ao trabalho e comer"), Heusinger decidiu que ele precisava trabalhar com ele.

A dobradinha diretor-produtora de False Flag, formada por Ruskin e Maria Feldman, é repetida em "Absentia". Quando eles respondem juntos às perguntas dos jornalistas, eles parecem como uma engrenagem bem calibrada - algo essencial se você tiver que lidar com mais de 60 locações em apenas 62 dias de filmagens de uma temporada de 10 episódios. Para eles, representantes cada vez mais influente da ficção televisiva israelense, "Absentia" é a sua porta de entrada para a ficção televisiva estadunidense. Eles alegam manter o mesmo sistema com o qual produziram False Flag ou, no caso de Feldman, Fauda. Mas agora estão a serviço de uma estrela de televisão internacional sobre quem está (e sabem disso) os olhos do mundo todo. "Absentia" é "a nova série de Stana Katic" e a resposta para a pergunta, "O que Stana fará depois de 'Castle'?" A resposta: colocar um cobertor sobre a cabeça e filmar na Bulgária uma série produzida por ela mesma.

Sua personagem em "Absentia" estava desaparecida há seis anos. No entanto, para uma estrela de TV, 16 meses (o tempo que passou desde o fim de "Castle") pode ser ainda mais longo.