A antiga atriz de "Castle" literalmente tem os pés no chão.
Nota do Editor: Isso faz parte de uma nova série do GoodHousekeeping.com, Mês de Mim. Em janeiro, estamos oficialmente banindo o "deveria" (tipo, "Eu deveria fazer esteira," ou "Eu deveria limpar a garagem") e encorajando vocês a se darem um tempo após as festas de final de ano. Durante todo o mês, compartilharemos histórias pessoas e mais inspirações para ajudá-las a tirar um tempo para si mesmas. Aqui, Stana Katic, que interpreta a agente especial Emily Byrne em "Absentia," do Amazon Prime, conta as diversas maneiras que ela recarrega seu corpo para que consiga, com sucesso, caçar assassinos em série na TV.
Para começar, meu dia-a-dia é muito diferente da minha vida como uma ex-agente do FBI na telinha — e sou grata por isso. Tento passar o máximo de tempo possível na natureza. Poucas coisas são melhores para recalibrar meu coração e espírito do que uma paisagem encantadora. É uma bom alimento para a alma, como dizem.
Recentemente, comecei a cultivar frutas e vegetais. Tenho até mesmo alguns brotos de tomate e acelga crescendo em um pequeno terrário na minha casa. É relaxante cuidar de um jardim. Além disso, aprendi que não há nada melhor do que frutas e vegetais cultivados em casa e sem químicos. Trabalhar com a terra é relaxante, para mim. Até mesmo tenho uma parede de ervas que é ótima quando precisa de uma dose relaxante de chá de lúcia-lima ou menta.
Meu amor por exercícios vem logo em segundo lugar. Fui apresentada à ioga na escola de artes cênicas e, ao longo da minha carreira, aprendi que é uma ferramenta brilhante — e muito eficiente. Agora, ela é algo permanente em minha vida, desde que tirei meu certificado de instrutora em um curso intensivo de treinameno de professores. De vez em quando, dou aulas íntimas para amigos e familiares. Por mais que eu ame praticar sozinha, amo testemunhar outras pessoas encontrando seu zen durante minhas aulas. Todo mundo sai ganhando. Mas na verdade, o treinamento foi para aperfeiçoar minha própria prática.
Todos sabemos que atores são indivíduos muito complexos (eu caio totalmente nessa categoria!). Por mais que eu amasse atuar como uma detetive em "Castle," o que eu mais amava era que era uma atuação. Ao final da gravação, eu podia ir para casa trabalhar no meu jardim de ervas e ver meu cachorro peludo. Trabalhar na indústria do entretenimento me introduziu a um mundo de pessoas criativas. No percurso, descobri um amor por fotografia e decoração (bem, minha paixão por decoração deve ser porque fui praticamente criada em uma loja de móveis). Fotografia, especialmente, me ajuda a ver toda a beleza que há na vida. Descobri que, às vezes, é bom ser apenas uma observadora por algumas horas.
Eu não diria que sou "obcecada" por comida; mas nos últimos anos, venho estudado a história da culinária de uma pequena região da Dalmácia (minha família vem de lá). Essa experiência tem sido quase como uma aventura arqueológica/antropológica. E, com o tempo, descobri poderes maravilhosos da cozinha e de compartilhar comida. Ela pode superar muitas diferenças, como idade, política e religião. Então agora virou um projeto passional que me inspira sempre que tenho um tempo livre.
Às vezes eu medito. Outras vezes, trabalho nesse projeto passional. Mas se for sincera, na maioria dos dias eu relaxo agarrada com meu cachorro. Ele me dá tanta alegria e me faz rir sem parar. Sua personalidade estranha, sua inteligência, sua bondade, sua intuição assustadora, suas orelhas peludas... e sim, ele é literalmente o humano mais inteligente, lindo e magnífico do planeta (não sou nada parcial).
Ao encontrar paz dentro de mim mesma através da ioga, alimentos que eu mesma plantei, e diferentes atividades criativas, eu não só fico melhor ao dizer as minhas falas (dica para outros atores!), como também fico mais sintonizada com as necessidades — e exigências — do meu corpo.
Tapete de ioga usado pela Stana: Lululemon
[NT: O artigo foi quase totalmente reescrito desde que foi publicado pela primeira vez, cortando texto antigo e adicionando novo. Tentei juntar os dois, de modo que ainda fizesse sentido dentro da mensagem que Stana quis passar.]