Os fantasmas do passado estão atrás de Kate Beckett (Stana Katic). Ela pode até correr, mas a nova capitã não pode se esconder de seu passado no primeiro episódio da 8ª temporada de "Castle," "XY".
Mudanças boas aconteceram no começo do episódio de segunda. Richard Castle (Nathan Fillion) e Beckett comemoram sua promoção e Castle fica surpreso ao descobrir que Alexis (Molly Quinn) não só cuidou da reforma do seu escritório de DP, como também solucionou alguns casos sozinhas. Porém, as coisas ficam logo sombrias quando Beckett desaparece.
Castle, Esposito (Jon Huertas), Ryan (Seamus Dever) e a equipe logo percebem a ausência de Beckett. Suas buscam os levam direto à especialista de segurança Hayley Shipton (Toks Olagundoye), que acaba sendo mais amiga do que inimiga. A abordagem alternativa de Hayley acaba sendo útil quando ela se junta às buscas por Beckett. Surpreendentemente, todas as pistas apontam para o emprisionado ex-senador William Bracken (Jack Coleman), o homem por trás do assassinato da mãe da Beckett.
Castle faz uma visita à Bracken na cadeia, na qual Beckett diz a ele que, independente de onde sua esposa esteja, ela jamais será feliz sendo apenas a srª. Castle. Apesar de parecer que Beckett tenha tudo sob controle, seria impossível para ela deixar de lá 16 anos de obsessão em prender Bracken por seu crime.
Câmeras de vigilância mostram Beckett e um analista de baixo escalão do escritório do Procurador Geral chamado Vikram Singh (Sunkrish Bala) roubando insulina de uma ambulância. Pelo visto, Beckett estava por dentro de tudo que acontecia. Por que Beckett guardaria segredo de sua família e amigos? O que ela está escondendo? Acontece que Beckett está sendo perseguida por duas equipes muito perigosas, uma das quais sequestra e tortura Castle. Beckett aparece brevemente, dando uma de super-mulher e salvando o marido, mas não dá nenhuma explicação do que está acontecendo antes de fugir do local.
Ao final do episódio, a equipe restante está fechando o cerco em Beckett, deixando várias perguntas sem respostas. O que virá na segunda parte da premiere da 8ª temporada, e será esta a temporada da Beckett? O Hollywood Reporter conseguiu algumas respostas do que está por vir dos showrunners Terence Paul Winter e Alexi Hawley.
A temporada passada tratou de Castle e sus fantasmas. Essa temporada começou com Beckett confrontando os seus. Essa temporada será mais focada na Beckett, ou isso foi coisa de um só episódio?
Hawley: No final das contas, essa temporada será equilibrada. O que se destacou para nós quando começamos foi essa ideia de que você tem essa personagem cuja mãe foi assassinada quando ela tinha 19 anos — que passou 16 anos de sua vida caçando esse assassino e eventualmente o colocou atrás das grades. Será que é possível desligar esse tipo de obsessão? Após Bracken ser preso na 6ª temporada, Beckett virou uma policial feliz no casamento, e que trabalha duro e tudo o mais, mas não acreditávamos que aquilo realmente havia sido desligado. Forçaram aquela porta a ser fechada, então a escancaramos no começo dessa temporada. Ela precisa encarar a noção de que isso ficou para trás, mas na verdade não ficou. Isso faz parte de sua personalidade. Castle também fica cara-a-cara com quem sua esposa realmente é, e há uma certa busca por identidade.
Ao final da primeira parte da premiere, as coisas não pareciam nada boas para Beckett. O que pode dizer sobre o que virá à tona na segunda parte?
Hawley: O modo como dividimos essas duas histórias se deve ao fato de que Stana estava fazendo um filme e não estava disponível no começo do primeiro episódio. Então tivemos essa ideia de fazer algo como ele disse/ela disse. O primeiro episódio dá a partida à história, na qual Beckett é como um fantasma e você não sabe muito bem o que está acontecendo. Nós continuamos a desvendar as coisas. Há surpresas. E o segundo episódio vai voltar ao começo e contar a história do ponto de vista dela.
Winter: Nós preenchemos as lacunas. Todas as perguntas ainda são avassaladoras no primeiro. Castle e Alexis estão perplexos com o que está acontecendo com Beckett. E tudo isso será respondido. Ao final do segundo episódio, chegaremos ao ponto de partida do restante da temporada.
Hawley: E a partir do terceiro episódio, começamos a contar as histórias soltas. Começamos a ter casos divertidos.
Winter: E então mais adiante, ainda na primeira metade da temporada, voltamos às perguntas feitas no primeiro episódio. Elas que nos ajudarão a contar as histórias ao longo da temporada.
O que pode dizer sobre o que acontecerá com Espo e Ryan nessa temporada?
Winter: Eles estão passando por um pouco de dores de crescimento, porque a capitã Gates foi promovida e agora Beckett foi promovia à capitã. Então eles estão se perguntando, como vocês viram no começo do primeiro episódio: "Quando será a nossa vez?" Nos primeiros 6 ou 7 episódios faremos uma jornada com vários altos e baixos, com eles tentando descobrir como podem ser promovidos na NYPD. Isso levará a uma tensão divertida entre eles. Há algumas complicações, mas são divertidas.
Hawley: Eles são ótimos, e eles meio que tem uma mente única. Então é muito divertido jogar obstáculos no caminho deles e ver o que acontece.