Stana Katic Brasil

Stana Katic Brasil

Siga-nos em nossas redes sociais:
[TV Guide] Nascida para ser livre?

[TV Guide] Nascida para ser livre?

A policial certinha de Stana Katic em "Castle" se inspira na vida aventureira da atriz.
"Eu os conquistei com minha incrível sagacidade e minha altura ameaçadora," brinca Katic, de 1m75, sobre como conseguiu o papel em "Castle".

Se você acha que Stana Katic acerta em cheio na interpretação da detetive Kate Beckett, você deveria vê-la fora de cena. "Eu amo, amo, amor tiro com arco," empolga-se a atriz durante uma pausa para o almoço no set de "Castle," em uma tarde de outubro. "Aprendi bem rápido. Há algo fantástico no momento quando solta o arco e a flecha voa."

Por incrível que pareça, tiro com arco é uma das atividades mais tranquilas dela. Recentemente, a atriz que se auto-proclama "curinga" pulou do alto de um penhasco no Mediterrâneo e aprendeu a andar de moto. Talvez não seja surpresa que essas aventuras tendem a deixar o criador de "Castle," Andrew Marlowe, nervoso. "Eu entendo os motivos de sua preocupação!" diz Katic. "Ele precisa ter certeza de que sua atriz está segura e que a série está correndo bem. Mas tenho um certo complexo de Alexis Zorbás, no qual você apenas quer viver a vida o mais plenamente o possível!"

Então o que o produtor pode fazer? Nesse caso, aceitar a ousadia de Katic e começar a incorporá-la em sua personagem certinha, que revelou em episódio recente que tem uma queda por couro preto e - sim - andar de motocicletas. Katic não poderia estar mais feliz em ver Beckett se soltar. "Fico muito grata, pois acredito que qualquer mulher numa posição de autoridade provavelmente tem um lado completamente diferente [fora do local de trabalho]," diz a atriz de 32 anos. "Isso deixa a personagem mais completa, alguém em quem posso investir tanto como atriz quanto como espectadora."

Katic sempre foi de correr riscos. A mais velha de 6 filhos, ela diz que percebeu antes mesmo de começar o ensino fundamental que queria atuar - para o espanto de seus pais conservadores, que trabalhavam no ramo imobiliário e têm uma loja de móveis. "Meus pais são imigrantes [da antiga Iugoslávia] e eles trabalharam muito para chegar a um certo nível de segurança financeira," explica Katic, que nasceu no Canadá mas passou boa parte da infância nos subúrbios de Chicago. "O conceito de sua filha dizer que queria ser atriz não era algo que fazia sentido quando se está sendo prático. Eles sempre diziam coisas do tipo, 'Você quer ser médica ou dentista, não é?'"

Os pais não precisavam ter se preocupado. Após estudar drama na Cidade dos Ventos, Katic logo conseguiu trabalhos em séries como "ER," "Alias" e "24," na qual teve um arco de vários episódios como uma mulher envolvida com terroristas - e pega por Jack Bauer - durante a 5ª temporada do drama da Fox. "Na primeira vez que estive em um set, eu não sabia nada," conta ela, rindo. "Eu não sabia como ficar na marca ou o que 'rodando' significava!" Mas do jeitinho dela, Katic entrou de cabeça. "Foi tipo, é bom aprender isso rápido! Era nadar ou afundar."

Pelo caminho, ela também conseguiu pequenos papeis importantes na telona, interpretando a policial novata Morgenstern no filme baseado em HQ "The Spirit" e uma Bond girl ao lado de Daniel Craig em "Quantum Of Solace". Geralmente, Katic é escalada como uma mulher inteligente e sensual, que ela alega não ser coincidência. "Não acredito em mulheres fracas," diz a atriz, que aparecerá ao lado de Richard Gere no thriller "Codinome Cassius 7" ("The Double") no ano que vem. "Acredito que mulheres em geral são seres muito poderosos. Não sei nada diferente disso."

Por mais que o criador de "Castle" Andrew Marlowe ter se impressionado com a força interior e inteligência de Katic, ele realmente contratou a atriz para estrelar ao lado de Nathan Fillion devido a outra qualidade. "Tetamos quase 125 atrizes," diz Marlowe, "e quando Stana entrou, ela e Nathan tinham essa faísca."

A química entre os dois atores tem sido o pilar do sucesso da série ao longo das últimas três temporadas e, como muitos fãs, Stana torce para que Beckett e o autor de mistérios fiquem juntos. Mas ela não é tão aberta assim quando o assunto é sua própria vida amorosa, dizendo, "Adoro beijar, mas eu não conto!"

Enquanto um beijo entre Beckett e Castle não está em um futuro próximo, os fãs podem esperar que as coisas esquentem no episódio de hoje, quando Beckett arrasta Castle para sua primeira boate de strip. "Infelizmente para Castle," conta Marlowe, "é uma boate de strip masculino." Durante os sweeps de novembro, a dupla tentará solucionar um caso estilo "Arquivo X" ("X-Files") quando um caso os leva ao mundo de gente abduzida por OVNIs e misteriosos homens de preto (um dos quais é interpretado pelo ator convidado Lyle Lovett). "É muito divertido," diz Katic," e diferente de tudo que já fizemos antes."

Estrelar sua primeira série tem se mostrado ser a maior aventura de Katic até então: "É uma experiência de aprendizado incrível, e estou aberta a tudo isso." E há alguma surpresa nisso?

Alerta nerd gata!
Stana Katic curte ler quadrinhos durante pausas no set. (Atualmente, ela está lendo a série "Authority".) Após promover "Castle" na San Diego Comic Con no ano passado, ela se disfarçou usando uma máscara veneziana para que pudesse andar livremente pela convenção com outros frequentadores.

Scans > 2010 > TV Guide [1 novembro]

001002003