Stana Katic Brasil

Stana Katic Brasil

Siga-nos em nossas redes sociais:
[Total Film] Cena do crime: No set de “Castle”

[Total Film] Cena do crime: No set de “Castle”

É a hora do intervalo no set de "Castle" nos Estúdios Raleigh em Hollywood. As estrelas Nathan Fillion e Stana Katic estão sentados em suas cadeiras em um canto do Estúdio 13, com um luxuoso apartamento novaiorquino como plano de fundo. As câmeras podem ter parado, as o papo, não. "É tão fácil atuar com ele, porque ele é talentoso e ama o que faz," elogia Katic. "Ela tem química até com um saco de papel molhado!" contra-ataca Fillion. Essas tiradas são a chave da série, na qual Fillion interpreta Richard Castle, uma famoso autor de mistérios que matou o protagonista de sua série de livros e agora sofre de bloqueio de escritor. Chamado para ajudar a polícia de Nova York a solucionar um assassinato inspirado em um de seus livros, ele junta-se à jovem e determinada detetive Kate Beckett (Katic). Castle fica tão impressionado com Beckett que consegue permissão para acompanhá-la em casos, como pesquisa para sua nova saga literária, Nikki Heat. Daí nasce um um relacionamento de amor e ódio, com Beckett admirando a inteligência e sagacidade de Castle em segredo, mas sem querer ter um parceiro.

Equipe dos sonhos
"Acho que há uma alusão a 'A Gata e o Rato' ('Moonlighting')," diz Katic. "Também há uma homenagem a filmes clássicos como 'Jejum de Amor' ('His Girl Friday') e 'A Ceia dos Acusados' ('The Thin Man') no sentido que não entregaremos o ouro todo logo de cara: há muito a ser descoberto e revelado em cada personagem antes deles ficarem juntos." E se isso vier a acontecer, isso não significa que a tensão romântica acabará, diz Fillion. "Veja 'Sr. & Sra. Smith' ('Mr. & Mrs. Smith') - as personagens são casadas, mas ainda é super sexy. Acho que tudo pode acontecer e continuar muito sensual, contanto que haja um conflito para o casal, que sempre há." Esse atrito existe desde o começo, ele revela. "A química era tão latente no piloto," diz Fillion, "que recebemos um recado da emissora dizendo, 'Você podem recuar? Parece que eles vão transar já no segundo episódio!' Então tivemos que editar algumas coisas, e tomamos isso como um elogio..."

Apesar de só ter chegado ao Reino Unido recentemente (indo ao ar no canal por assinatura Alibi), a série já foi renovada para uma 3ª temporada pela ABC, nos EUA. As pessoas estão viciadas em "Castle" - e não apenas nas telas. No ano passado, o livro "Heat Wave," que introduz a detetive da NYPD Nikki Heat, da nova série de romances de Richard Castle, estreou em 26º na lista dos mais vendidos do New York Times, sem nenhuma referência ao fato de o autor ser um personagem inventado de uma série de TV, ou que isso era apenas uma ferramente de marketing elaborada da série.

Fillion conta que foi até a sessões de autógrafos de seu livro. "Quem é fã de sci-fi está acostumada com camisetas, bonecos, e itens colecionáveis assim," ele diz. "Mas para a nossa série, temos um livro que é de verdade; é um livro escrito por Richard Castle que mencionamos na série. Falamos até em um episódio quando ele seria lançado - e era mesmo a data certa!"

Então vamos... quem o escreveu? "Nunca direi, mas adoro que isso borra a linha entre 'isso é entretenimento' e 'isso é realidade'." (Uma sequência do livro, 'Naked Heat,' deve ser lançada nesse outono.) O que também borra a linha é a aparição, em dois episódios da 1ª temporada, de autores de mistérios da vida real, Stephen J. Cannell, James Patterson e Michael Connelly, que interpreta a si mesmos em jogos de pôquer no apartamento de Castle e o provocam pelo seu envolvimento com Beckett.

Crime verdadeiro
A popularidade de "Castle" é um tipo de validação para Fillion, que já teve sua cota de séries canceladas - a mais conhecida é o faroeste sci-fi de Joss Whedon "Firefly," onde ele interpretava o capitão Malcolm Reynolds, após ter feito uma ponta na temporada final de "Buffy, A Caça Vampiros" ("Buffy, The Vampire Slayer"). Ele repetiu o papel de anti-herói em "Serenity," o filme adorado, porém um fracasso financeiro, que deu sequência a "Firefly," mas foi visto por último e Wisteria Lane, interpretando o ex-marido de Katherine Mayfair em duas temporadas de "Desperate Housewives". "Eu não tinha muito o que fazer nessa série além de ficar sentado dizendo, 'Bem, se você vai mentir, eu te dou cobertura!'" ele ri. "Mas acho que mais gente me viu nessa série do que em todos os meus trabalhos anteriores juntos, então não foi nada mal quando consegui o roteiro de 'Castle'!"

O ator canadense aproveitou a oportunidade de interpretar um personagem cujo nome é o título da série. "Ele é como uma criança," diverte-se Fillion. "Todos os dias são como uma excursão escolar para ele. Mas ele também tem problemas de adulto com os quais lidar - ele tem duas ex-mulheres, uma filha, e uma mãe vivendo com ele."

Sua coprotagonista conhece um pouco de excursões: ela ganhou o papel de Beckett após participações em séries como "Alias," "The Shield" e "24". Katic mergulhou de cabeça, passando um tempo com detetives da NYPD de verdade. "Eles me levavam em suas rondas diárias e abriram alguns dos arquivos de casos," ela revela. Ela claramente se beneficiou com essa experiência. "Eles têm humor negro, o que é muito legal - colocamos um pouco disso no diálogo para deixar 'Castle' mais realista do que outros dramas policiais. Esses caras são brilhantemente engraçados, mas todas as histórias deles começam com, 'Então, esse cara foi morto...'!"

Stana Katic é um das maiores piadistas da série, e chegou a convencer o colega Seamus Dever que, em um episódio, ele iria se infiltrar como stripper masculino. "Ele foi um cara estressado por vários dias," ela ri.

Assista a "Castle" se você gostou de...
"Moonlighting" (1985-1989): Série policial inteligente - mas era a química entre os protagonistas que mantinham os espectadores grudados.
"Firefly" (2002-2003): Faroeste espacial de vida curta mas muito amado, protagonizado pelo sádico personagem estilo Han Solo de Nathan Fillion.
"Murder, She Wrote" (1984-1996): Autora de mistérios passa a solucionar casos reais. Parece que será reprisada por toda a eternidade.

Séries > Castle > Scans > 2010 > Total Film [agosto]

0102