Katherine Houghton Beckett nasceu em 17 de novembro de 1979, filha dos advogados Jim e Johanna Beckett, e foi criada em Manhattan, NYC. Ela estudou na Stuyvesant High School, e foi para a faculdade em Stanford, na Califórnia, com a intenção de fazer Direito e virar a primeira mulher a ser Juíza Presidente da Suprema Corte americana.

Porém, em 9 de janeiro de 1999, sua vida mudou drasticamente de rumo, quando sua mãe foi assassinada. Kate, então, pediu transferência para a New York University (NYU) para estudar Justiça Criminal, além de ficar perto do pai, que caiu no alcoolismo após a morte da esposa. Após ajudá-lo a se recuperar, Beckett passou a usar um relógio que era dele, bem como a aliança de sua mãe pendurada numa corrente, simbolizando a vida que ela salvou e a vida que ela perdeu.

Entre o 3º e 4º anos de faculdade, Kate passou um semestre estudando em Kiev, na Ucrânia. Após se formar, ela entrou para a Academia de Polícia, na esperança de encontrar o assassino de sua mãe, bem como dar a outras famílias a justiça que ela mesma nunca teve. Quando era apenas uma policial, seu Training Officer (um superior que tem a tarefa de treinar em campo os cadetes recém-formados da Academia de Polícia) era Mike Royce, que ela dizia ser o único a "entender a obsessão que a motivava". Ela acabou se apaixonando-se por ele, mas nunca ficou claro se ele algum dia reciprocou os sentimentos.

Após 3 anos como policial, Beckett tornou-se detetive - chamando a atenção de todos por ser a mulher mais jovem a chegar a detetive na NYPD. Ela atualmente carrega uma Glock 19, além de uma Glock 26 de reserva. Seu distintivo tem o número 41319 (apesar de que, devido a uma inconsistência da série, ele apareceu como 0334 em alguns episódios).

Kate sempre teve gosto por leitura, inclusive de revistas em quadrinhos - sua personagem preferida é Elektra. Mas foram nos livros de Richard Castle que ela buscou consolo após a morte da mãe, chegando até mesmo a ficar horas na fila para conseguir um autógrafo do autor. Mas qualquer admiração que ela nutria por ele foi por água abaixo quando Castle a assistiu num caso que emulava assassinatos de seus livros. Descrevendo-o como "uma criança de 9 anos, chapada de açúcar", Beckett foi obrigada a aceitar o escritor como sua sombra, pois ele decidiu usá-la como inspiração para uma nova personagem.

Apesar de ser claro que havia uma atração entre a detetive e o escritor, Beckett se recusava a ceder a essa atração pois não queria ser apenas mais uma aventura dele - que tinha grande fama de conquistador. Depois de contemplear reatar com o ex-namorado e agente do FBI Will Sorenson, Beckett tentou sair com outros homens, inclusive um bombeiro atraente, até começar a namorar o detetive de Roubos Tom Demming, em meados de 2010. Foi quando ela finalmente decidiu dar uma chance a Castle, mas era tarde demais: Beckett rompeu com Demming, mas viu Castle ir emborar para passar o verão nos Hamptons com sua ex-mulher, Gina Cowell. Decidida a deixa o escritor para trás de vez, Beckett começou um relacionamento com o cirurgião cardíaco Josh Davidson ainda em 2010. O casal ficou junto por quase um ano, e o fim do relacionamento nunca foi muito esclarecido, sendo indicado apenas que ele se deu durante o período em que Beckett se recuperava de um tiro no peito.

Parecia que o caminho estava mais uma vez livre para a detetive e o escritor, mas algo ainda impedia o romance: o caso não resolvido de Johanna Beckett. Kate admitiu a Castle que ela não poderia ter o tipo de relacionamento que ela gostaria de ter enquanto não resolvesse esse mistério do seu passado. Ela já sabia quem havia brandido a faca que tirou a vida de sua mãe (Dick Coonan, conhecido como Rathborne), mas ainda restava o mistério de quem era o mandante. Quando, em maio de 2012, novas pistas sobre o caso surgiram, Beckett não mediu esforços para ir atrás dos suspeitos, causando uma séria briga entre ela e Castle e, eventualmente, que ela quase perdesse a vida para esse caso. A experiência de quase-morte serviu como um despertar para a detetive, levando-a a decidir que ela não queria mais jogar a vida fora sem antes ter a chance de viver seu romance com Castle. Foi quando ela apareceu na porta do loft dele, encharcada de chuva, proclamando seu amor.

Após um ano de relacionamento, o autor a pediu em casamento - exatamente quando Beckett recebeu (e aceitou) uma proposta de emprego para trabalhar no FBI para o Procurador Geral, em Washington DC. O noivado resistiu ao teste da distância, e logo Beckett voltou a Nova York e à NYPD, após ser demitida do FBI por discordar do modo "preto no branco" como as coisas são feitas na agência.

Em maio de 2014, Kate conseguiu o que esperava havia 15 anos: prender o responsável pela morte de Johanna. Após terem armado para ela, que chegou a ser declarada fugitiva da polícia, a detetive prendeu o senador William Bracken pelo assassinato de sua mãe, além de conspiração e fraude. Nesse mesmo mês, quando o casal finalmente subiria ao altar para se casar após várias coisas darem errado nos planos originais, Castle sofre um grave acidente e desaparece, deixando Beckett sem saber se ele estava vivo, e nem mesmo tendo a certeza se ele havia indo embora por vontade própria ou não. Após 2 meses, o autor misteriosamente repareceu, e o casal tentou retomar o relacionamento de onde havia parado.

Até que, em 10 de novembro de 2014, Castle e Beckett finalmente selaram sua união com um casamento apenas para familiares na casa de praia dele nos Hamptons. Dado a natureza improvisada do casório, a lua de mel acabou sendo em um rancho estilo Velho Oeste. Porém, não demorou muito para que a felicidade do casal fosse abalada: afim de proteger Castle de uma perigosa investigação que ela conduzia (com o codinome Loksat, que tem ligações com o assassino de Johanna Beckett), Kate separou-se do marido em setembro de 2015. O casal voltou a se envolver apenas 2 meses depois, e reataram o relacionamento - em segredo - em fevereiro de 2016. Apenas no final de março desse ano que eles deixaram as pretenções de lado e voltaram a morar sobre o mesmo teto e a investigar o caso de Loksat juntos.

Em 16 de maio de 2016, "Castle" chegou ao fim, marcando também o final da bela história de Kate Beckett. Com um final dramático, o episódio mostrou a resolução do caso Loksat, e deixou os fãs com o coração na mão quando Beckett e Castle foram baleado em seu próprio loft. Porém, com uma breve espiada no futuro, ficamos sabendo que ambos sobreviveram aos tiros, e 7 anos depois ainda estarão juntos e com 3 filhos: Lily (de cerca de 5 anos) e os gêmeos Jake e Reece (de quase 3 anos). Pode não ter sido contado de um modo digno aos fãs e aos personagens, mas certamente é um final que Caskett merecia ter: feliz.