Stana Katic Brasil » Biografia

Stana Katic Brasil

Stana Katic Brasil

Siga-nos em nossas redes sociais:
Biografia

Biografia

Nome completo: Stana Katic
Nascimento: 26 de abril de 1978
Local: Hamilton, Ontário, Canadá
Cabelo: castanho
Olhos: mel
Altura: 1,75m

Stana é filha dos sérvios (mas nascidos na Croácia, na região conhecida como Dalmácia) Petar e Rada. Ela é a mais velha de cinco irmãos: Dusan, Marko, Teodor e Kristina (conhecida como Gigi), nessa ordem, sendo de apenas cerca de 7 anos a diferença de idade dela para sua irmã mais nova. Que se saiba, ela tem apenas uma sobrinha, chamada Sophia, filha de Dusan com a esposa Carissa (os donos da Katic Breads). Especula-se que ela tinha um outro irmão, Dmitar, que faleceu num acidente de carro quando tinha 10 anos de idade - mas essa informação jamais foi confirmada por ela.

Stana recebeu seu nome em homenagem à avó, e crê-se que "Stana" é um nome contra mau-olhado, que protege contra coisas ruins.

Quando ela ainda era pequena, sua família mudou-se de Winona, Ontario, no Canadá, para Aurora, uma cidade próxima a Chicago, em Illinois, nos Estados Unidos, onde abriram uma loja de móveis (que ainda é da família). Sempre muito imaginativa, Stana brincava com seus irmãos no depósito da loja, usando caixas de papelão para construir castelos e fortes.

Ela se formou no ensino médio pela West Aurora High School em 1996. No ano seguinte, entrou para a Universidade de Toronto, onde fez aulas de Relações Internacionais, Economia e Direito. "Eu achava que podia salvar o mundo," recorda-se. Após formar-se em Direito Internacional pela UT, Stana voltou para os Estados Unidos e foi estudar teatro na Goodman School of Drama em Chicago, onde ainda fez cursos de Improvisação e Shakespeare. Na preparação para ser uma artista completa, Stana estudou ainda balé clássico na escola Kenneth Von Heidecke, também em Chicago, e dança do ventre, na Canadian Royal Dance Academy.

"Atuação sempre foi o meu foco. Quando pequena, uma amiga dos meus pais me perguntou o que eu gostaria de ser quando crescesse. Acho que eu tinha quatro ano, e respondi 'Quero ser atriz!'. Eu sempre soube," conta Stana.

Ela teve sua primeira oportunidade à frente da câmera em 1999, quando foi convidada por um amigo a aparecer no curta canadense "Acid Freak", escrito e dirigido por Philippe H. Bergeron.

Na época de sua formação profissional, ela ainda participou de diversas peças.

Sua estreia profissional nas telas deu-se apenas em 2003, como Angela, coadjuvante no filme "Shut-Eye", um drama contemporâneo sombrio de gângsters, escrito e dirigido pelo cineasta de Chicago John Covert (que também participou do longa como Ed).

Katic, então, estreou na TV no ano seguinte, na série da CBS "The Handler", seguida por "Alias: Codinome Perigo" ("Alias") de J.J. Abrams, "Dragnet" e o drama legal da CBS "JAG - Ases Invencíveis" ("JAG"). Ainda em 2004, ela ganhou um papel recorrente no drama policial da FX "The Shield - Acima da Lei" ("The Shield"), interpretando Ayla. Ainda em 2004, ela gravou o filme de mistério “Truth About Kerry” como a protagonista Emma, mas o filme só veio a ser lançado em 2011.

Em 2005 Stana retomou a carreira cinematográfica, interpretando Marianne em "Pit Fighter", mas logo voltou para a TV, fazendo um episódio de "The Closer" e um arco de dois episódios na popular série hospitalar "Plantão Médico" ("E.R.") como Blaire Collins.

Mas foi em 2006 que Stana começou a ganhar notoriedade na televisão, com um papel recorrente na série de sucesso da Fox "24 Horas" ("24"). Neste ano ela ainda apareceu nos filmes para a TV "Faceless" e "A Dinastia Dragão" ("Dragon Dynasty"), além do piloto da série de drama familiar "Brothers & Sisters", como Karen Wells.

O ano de 2007 foi mais um na escalada para a notoriedade, quando Stana ganhou o papel de Hana Gitelman na então série de sucesso "Heroes" da NBC. Neste ano ela ainda participou de "CSI: Miami" e "The Unit", interpretando Rita Sullivan e a agente especial Deborah Lane, respectivamente. E do filme para a TV "Company Man", como Sara Baker. No cinema, ela interpretou Jenny no filme "Banquete do Amor" ("Feast of Love"), no qual ela fez o interesse romântico homossexual da personagem de Selma Blair. Sobre a experiência, Stana disse: "Nós ensaiamos a cena de amor várias vezes num quarto privado. Nós olhamos para a cama, olhamos uma para a outra, entramos no quarto, e mandamos ver. Eu diria que Selma beija muito bem. Foi minha primeira vez beijando uma mulher, e me diverti muito com ela, mas confirmei que sou 100% heterossexual."

Em 2008 Stana voltou à cena canadense na minissérie "Seremos Reis" ("Would Be Kings"), que foi premiada pelo Directors Guild of Canada (Associação dos Diretores do Canadá), e indicada ao prêmio Gemini por Melhor Minissérie Dramática e Melhor Roteiro Dramático. Após a minissérie, Stana ganhou o papel de protagonista no filme "Stiletto", como a assassina russa Raina, contracenando com Tom Berenger. Foi então que ela ganhou o pequeno papel de Corrine Veneau, uma agente do Serviço de Inteligência canadense em "Quantum of Solace", o 2º filme do James Bond com Daniel Craig interpretando o agente 007. Em seguida, ela apareceu como a tira novata Morgenstern na adaptação dos quadrinhos "The Spirit - O Filme" ("The Spirit"), dirigido por Frank Miller e estrelado por Gabriel Macht, Eva Mendes, Scarlett Johansson e Samuel L. Jackson. Ainda em 2008, ela estrelou, ao lado de Noah Wyle, no terceiro filme da franquia para a televisão "O Guardião 3 - A Maldição do Cálice de Judas" ("The Librarian: The Curse of the Judas Chalice"), dirigido por Jonathan Frakes (que eventualmente a dirigiria novamente em "Castle").

Foi o ano de 2009 que mudou tudo para a atriz, ao conseguir - no ano anterior - o papel da detetive Kate Beckett na série da ABC "Castle", que estreou com meia-temporada em março de 2009, mas rapidamente conquistou público e crítica, e foi renovada para um segundo ano. Stana superou mais de 100 outras atrizes que concorriam ao papel. Ao comentar sobre o que pode ter pesado a seu favor, ela conta: "Eu não tive tempo de comprar uma blusa adequada [para fazer o teste], então peguei essa blusa que já tinha e achei que daria um jeito. Quando cheguei à área de testes, eles estavam fazendo cabelo, maquiagem, mexendo com minha roupa, e claro que não estava funcionando. [...] Então eu saio, pego um par de tesouras com o cabeleireiro e penso que se não encontrar um espelho, corto eu mesma. Daí vejo Nathan pegando um café, e ele diz, 'Ei, como vai?' E eu tipo, 'Você pode me ajudar um instante?' Ele responde, 'Claro. Quer passar umas falas?' E eu digo 'Não. Você sabe cortar em linha reta?' Ele pára e diz, 'Posso tentar, mas não prometo nada.' Então ele corta minha blusa, tira a parte debaixo que era meio que uma bata, e o engraçado foi que nessa hora que os produtores nos pegaram no flagra, meio que sendo parceiros no crime." Andrew Marlowe, o criador de "Castle", conta no DVD da 1ª temporada da série que, na cena do piloto na qual Richard Castle analisa a história de Beckett e os olhos de Stana se enchem de lágrimas, foi quando eles tiveram certeza de terem feito a escolha certa em sua escalação, e de que ela era ainda mais talentosa do que eles acreditavam.

Com o sucesso na TV já garantido, Stana voltou aos filmes em 2010, quando participou de "Codinome Cassius 7" ("The Double") no papel de Amber, contracenando com Richard Gere, Topher Grace, Martin Sheen e Stephen Moyer; e "For Lovers Only", dos irmãos Polish, gravado na França.

Em 2011 Stana voltou a trabalhar com Michael Polish no cult "Big Sur", no qual ela interpreta a poetisa Lenore Kandel. O filme conta ainda com Kate Bosworth, Josh Lucas, Patrick Fischler, entre outros, e será lançado no renomado festival de cinema Sundance, em janeiro de 2013. Ainda em 2011 ela se aventurou no mundo dos vídeo games, no qual ela fez a voz da personagem Talia al Ghul no jogo "Batman: Arkham City".

Durante o histus nas gravações de "Castle" em 2012, ela fez o filme "CBGB", sobre a lendária boate de rock em Nova York, que conta com um grande elenco, incluindo Alan Rickman ("Harry Potter"), Rupert Grint ("Harry Potter"), Ashley Greene ("Crepúsculo"), Johnny Galecki ("The Big Bang Theory"), Bradley Whitford ("The West Wing"), entre outros.

Entre 2014 e 2015, Stana filmou outros 3 longas independentes: "Lost In Florence," filmado na Itália; "The Rendezvous," filmado na Jordânia; e "Sister Cities," que conta com grandes nomes do mundo das séries, como Troian Bellisario ("Pretty Little Liars"), Michelle Trachtenberg ("Buffy," "Gossip Girl") e Jess Weixler ("The Good Wife"). No final de 2016, Katic ainda fez uma participação no filme de terror "Cadaver," protagonizando por Shay Mitchell e com previsão de lançamento para fevereiro de 2018.

Em abril de 2016, foi anunciado que a ABC Studios optou por não renovar o contrato de Stana para "Castle," gerando grande revolta nos fãs da série. No mês seguinte, a ABC Network anunciou que estava cancelando a série, que não voltaria para uma 9ª temporada sem sua protagonista. Para a alegria dos fãs, não demorou para que Stana voltasse à telinha: em outubro, a Sony Pictures TV anunciou "Absentia," série de ação/suspense a ser produzida pela sua filiada AXN. Stana será, Emily Vaughn, a protagonista da série - que começou a ser gravada na Bulgária em janeiro de 2017.

Em 2008, Stana estabeleceu sua própria produtora, chamada Sine Timore Productions, que significa “sem temor” em latim. Leia mais a respeito dela aqui.

Em 2010, ela lançou em parceria com Seamus Dever (o det. Ryan de "Castle") o Alternative Travel Project, no qual encorajam pessoas a usarem meios de transporte mais amigáveis ao meio ambiente. Conheça mais sobre o ATP aqui.

Stana casou-se com seu namorado de longa data Kris Brkljac em 25 de abril de 2015. Seus representantes apenas divulgaram uma nota oficial à imprensa, acompanhada de uma foto das mãos do casal, sobrepostas com as novas alianças.

casamento

Fora isso, Stana faz toda a questão de manter sua vida particular o mais privada o possível, e nós respeitamos sua reserva e nunca entramos nesse assunto. Pedimos que todos os fãs dela respeitem isso também.

A única informação que quero deixar claro aqui é que Stana e Nathan Fillion não estão num relacionamento, e segundo informações, nunca estiveram.