No início de outubro, o canal russo Sony Sci-Fi começou a exibir a série "Absentia". Impressionado com as cenas, filmadas no estilo do Noir escandinavo, o MK-Boulevard visitou os bastidores da série.

Emily Byrne (Stana Katic) investiga um assassino em série. No decorrer do caso, a agente desaparece. A busca por Emily feita pelo FBI não dá resultados. Em um beco sem saída, seu marido Nick Durand (Patrick Heusinger) gradualmente se acostuma com a idéia: sua esposa não retornará. No entanto, após seis anos, Emily é encontrada em uma casa abandonada, trancada em uma caixa de vidro cheia d'água. A agente não se lembra de quase nada sobre o tempo em que ficou aprisionada, mas acaba virando a principal suspeita em uma nova série de assassinatos. A investigação cai nas mãos de Nick.

Thriller psicológico deve ser a definição mais precisa do gênero da série "Absentia". Uma das principais linhas do enredo, é claro, continua sendo a investigação. Mas os heróis têm que responder questões mais importantes do que a resolução de crimes. Como ajudar e não trair? Voltar para o passado ou seguir com o presente? Acreditar em um ente querido ou questione todas suas palavras?

"Emily Byrne é uma sobrevivente. Ela voltou para um mundo que seguiu em frente sem ela. Seu marido casou-se novamente, o filho cresceu e chama outra mulher de mãe, seu pai adoeceu, o irmão precisou de tratamento por dependência ao álcool. Todos, de alguma forma, seguiram com suas vidas, e nelas não há mais espaço para Emily. De repente, ela aparece e deve ser inserir em um mundo no qual todos estão confortáveis sem ela," diz a protagonista Stana Katic.

Todos os atores envolvidos no projeto dizem que "Absentia" é uam série bastante sombria e, ao mesmo tempo, comovente. Toda a equipe teve que trabalhar duro para retratar de forma confiável a resposta humana a circunstâncias de vida realmente insanas. Além disso, os dez episódios do projeto foram filmados simultaneamente. Então, Patrick Heusinger poderia um só dia gravar uma cena do primeiro episódio, na qual sua esposa ainda é considerada como desaparecida, e depois do episódio cinco, quando Emily já retornou. As reações extremas tiveram que ser atuadas sem nem sair do set.

"Nick é um agente do FBI, um homem que sofreu um profundo choque. Claro, ele é apenas uma sombra do que já foi um dia. Ele é introvertido. Ele expressa seus sentimentos de maneira diferente dos protagonistas da televisão que conhecemos. Ele não é muito emotivo. Ele não sabe como expressar o amor, ao contrário da maioria das pessoas. Ele internaliza muita dor," diz seu intérprete, Patrick Heusinger.

Uma natureza adequada para as filmagens, por incrível que pareça, foi encontrada do outro lado do Atlântico - na Bulgária. E dado que as filmagens aconteceram no inverno e no início da primavera, os encantos naturais deste país do Mar Negro não funcionaram para a equipe. No início das gravações, fazia -22ºC, então levou algum tempo para o elenco a se acostumar com um clima que definitivamente não era como o de Hollywood.

"Havia aqueles no set que estavam acostumados a um clima mais quente, então eles tiveram mais dificuldades do que outros," lembra Stana Katic. "Mas, apesar das condições climáticas, a equipe de filmagem experiente permitiu que todo o processo fosse o mais confortável e interessante possível. Ao longo dos últimos 10 ou 15 anos, essas pessoas fizeram vários filmes famosos. Assim, as filmagens pareciam com o trabalho de um mecanismo bem calibrado. Todo mundo se conhecia, e trabalhar com uma equipe assim é como entrar para uma família que o recebe calorosamente. É muito legal. Posso dizer que tive uma experiência maravilhosa."

Stana Katic não é mais uma iniciante na indústria cinematográfica, mas a atriz teve que aprender habilidades que ainda não tinha. "Para esse papel, eu tive que aprender novos truques, superar obstáculos, como aprender a dirigir kart, nada em água congelante e coisas assim," disse Stana. "Há uma cena em que Emily, fugindo, mergulha em um lago e sai do outro lado. Lembro-me de como ela foi filmada. Estava frio, e toda a equipe estava muito preocupada com isso. E então coloquei a roupa de mergulho, depois meu figurino e vou até o meio do lago. Todos pareciam prender a respiração, e eu também, porque não sabia o que esperar. Mas tudo correu bem."