A atriz canadense Stana Katic (1978) foi seqüestrada e torturada durante seis anos na primeira temporadada série "Absentia," mas, afirma em entrevista à Efe, na segunda temporada teve que enfrentar desafios ainda maiores: "Há mais ação e energia".
Na novatemporada, a personagem interpretado por Katic, a ex-agente do FBI Emily Byrne, tentará retornar à "vida normal" após sua dolorosa experiência dos primeiros episódios, nos quais se mostrava "no limite".
Katic define seu personagem com uma citação da série: "Não deixe que eles escrevam sua história para você".
"É sobre uma mulher que está disposta a descobrir por si mesma se ela pode reconstruir sua identidade e se voltar a ser a mãe, filha, irmã ou amante que ela já foi," diz ela.
A atriz, de ascendência balcânica, explicou que na América Latina, Portugal e Espanha, ela sentiu que os espectadores estão familiarizados com "mulheres passionais como Emily, que vive uma jornada de autoexploração heróica".
"Emily é uma mulher passional, sensual e com um senso de justiça muito forte, que a impele a fazer algo em relação a tudo que lhe foi revelado no final da primeira temporada", enfatiza.
"Absentia" não é a primeira vez que Katic trabalha como produtor, mas é a vez em que está "mais envolvida": "É uma série que funciona como um filme independente e é muito interessante porque temos cineastas que trabalham tanto na televisão como no cinema ".
"Desta vez, 3 diretores diferentes se encarregaram de realizar blocos de três ou quatro capítulos" com diferentes locações dentro da Bulgária, onde a primeira temporada também foi filmada, "um lugar que fornece o ambiente perfeito para um thriller psicológico," segundo sua protagonista.
Em relação ao aumento do número de mulheres produtoras no audiovisual, Katic queria ressaltar que sempre houve atrizes "muito poderosas," como Katharine Hepburn ou Mary Pickford, que "também triunfaram como produtoras em Hollywood".
"Não é nada novo, nós apenas esquecemos e agora estamos nos lembrando. É importante ter controle sobre sua própria carreira, há atrizes que se sentem à vontade na frente e atrás das câmeras," lembrou ela.
Katic ganhou notoriedade com a série "Castle," que ela gravou por 8 temporadas e na qual também interpretou uma agente policial - que disse ser mera coincidência: "É apenas uma maneira de obter uma personagem de poder e um cenário dramático, assim como todos aquelas relacionados à justiça ou à lei ".