Ela retorna em uma nova série interpretando uma agente, mas a queridinha do público Stana Katic não é uma novata.
A atriz canadense passou por várias séries famosas na última década, desde "Plantão Médico" ("ER"), a "24 Horas" ("24") e "Heroes". Ela também apareceu em filme do James Bond, mas todos a amam por interpretar Kate Beckett em "Castle". Mas ela deixou a história de sucesso para trás após 8 temporada, e agora Stana Katic retorna com uma personagem ainda mais empolgante. Conversamos com a atriz sobre "Absentia" e os desafios da televisão moderna.
Quão difícil foi interpretar a personagem Emily Byrne?
O mais difícil foi ir e voltar na história. Imagine filmar uma cena do 10º episódios, e no mesmo dia gravar uma cena do 2º episódio e depois mais uma do 5º. É como se tivéssemos rodado três filmes. Foi um grande desafio, mas também foi divertido.
Vemos muitas personagens femininas fortes recentemente. Emily é uma delas?
O catalizador de "Absentia" é o que acontece com Emily. Essa não é apenas a história dela, mas sim o colapso de sua vida. O que acontece com os outros personagens é só uma consequência da história dela, mas ao mesmo tempo, esses personagens têm um efeito um sobre e dependem um do outro.
Você também faz filmes, mas trabalha principalmente em produções televisivas. Isso é uma escolha consciente?
Na verdade, não. Eu não me importo com o meio onde será feito meu trabalho. Eu procuro bons papéis e histórias interessantes.
Muitos atores dizem que seriados estão roubando o lugar do cinema. O que você acha disso?
Não há dúvidas que, atualmente, a televisão tem mais produções e maiores orçamentos do que nunca, e muitos atores que antes só faziam cinema estão entrando para a televisão. A audiência, por natureza, não muda muito entre os dois, apesar de serem plataformas diferentes. Mas ambos querem contar boas histórias.
Você era fã de algum seriado quando jovem?
Nossa, cara! Eu amava "Perdidos no Espaço" ("Star Trek")! Eu faço uma saudação vulcana, e sempre quis afiar minhas orelhas.
Fiquei muito surpresa em saber que você compõem músicas e que também canta. Me conte mais sobre isso.
Isso é engraçado. Não é algo que faz parte da minha carreira, e sim algo que eu gosto de fazer em casa, em segredo.
Absentia
Na série, Stana Katic interpreta Emily Byrne, uma agente do FBI que desaparece sem deixar rastros enquanto investigava um assassino em série. Ela é dada como morta mas, 6 anos depois, é encontrada com vida em uma cabana na floresta sem lembrar do que aconteceu. Na sua antiga vida, nada continua igual: seu marido casou-se novamente e seu filho não a reconhece. Emily se vê envolvida em uma nova série de crimes, mas parece que ela não pode mais confiar nem em seus colegas da agência.