[Atualização: Stana disse no Twitter que não deu essa entrevista! Imagino que eles tenham juntado vários trechos de outras entrevistas, deram aquela adaptada, e publicaram isso. ]

Stana Katic acabou de se casar com Richard Castle. Aproveitamos a oportunidade para fazer um balanço com a atriz sobre sua personagem e a série.

Como você explica o sucesso da série?
Não acho que haja uma receita para o sucesso, uma gamarra. Apesar de que, sem bons personagens, um bom roteiro, uma boa história a ser contada e atores para as interpretar, você não irá durar muito tempo! Não se pode tomar nada como certo no meio televisivo. Você constantemente é questionado e não há nenhuma garantia de que as pessoas continuarão assistindo. "Castle" é uma série que tem ação, inteligência e, principalmente, humor e amor. Acho que são esses os ingredientes que atraem o público. Por fim, acredito que você não pode fazer uma série boa se você não acredita e não investe a fundo em sua personagem. Eu admiro muito a Beckett. Para mim, ela é uma mulher que sabe navegar em águas turvas em meio a uma tempestade.

Então é o humor, mais do que o amor, que você acha que faz a diferença...
É isso que dá o tempero! Sabe, há muitas séries policiais na TV, mas acho que nenhuma seja tão divertida. Richard Castle tem um certo talento. Ele é capaz de fazer seus amigos rirem, mas o que mais gosto nele é sua habilidade de rir de si mesmo! Geralmente, os protagonistas de séries policiais americanas são sérios, infalíveis, perfeitos. Castle é exatamente o contrário. Sua melhor arma é sua auto-depreciação!

Você pensa no final da série?
Sim, e o que quer que aconteça no futuro, Beckett sempre terá um lugar especial na minha mente e no meu coração. Ela me fez quem eu sou. Ser uma celebridade também, e um inegável conforto financeiro, mas acima de tudo, foi uma experiência formidável, pois participar de uma série assim é um grande desafio. Um dia, a série chegará ao fim e cada um seguirá seu caminho. Não sei quando isso acontecerá, mas estou preparada, e o que quer que aconteça, seguirei feliz de ter participado de uma série assim! Como eu costumo dizer, não fique triste se isso acabar amanhã, e sim, fique feliz de ter tido essa oportunidade!

Os fãs são muito ativos nas redes sociais. Você esperava isso?
Os fãs têm um papel essencial nas redes sociais. No geral, você tem um grupo de pessoas que dão apoio incondicional à série, não importa o quê. Dentre os fãs de "Castle," isso vai muito além. No Twitter, há pessoas nos contatando do mundo todo!

O que você ama na Beckett?
Sua integridade e o fato de que ela não é infalível! No começo, ela mostrou que tinha as mesmas fraquezas e que precisava de uma mão amiga! Nós a vemos crescer ao longo das temporadas. Ela ganhou confiança.

E o que você não gosta nela?
Acho que ser uma mulher liberal como ela. Como contra, eu não me vejo no modo como ela interage com as pessoas. Acho que às vezes é muito autoritário.

Na série, Castle (Nathan Fillion) adora os apetrechos do FBI. Na vida real, você gosta ou tem fobia de tecnologia?
A única coisa que peço é que funcione. Por que isso? Não ligo para o que há dentro de uma máquina. Não espere que eu possa explicar pirólise ou a última geração de GPSs!

Assim como Nathan Fillion, você é do Canadá. Como você explica que os estúdios estadunidenses contratem mais e mais de seus compatriotas?
Isso é porque somos mais baratos do que os ianques que estão no mercado! Estou brincando.

Em Hollywood, as mulheres - especificamente na TV - encarnam personagens cada vez mais fortes, e cada vez assumem mais papeis de liderança. Então por que elas têm salários menores?
Você provavelmente quer que eu explique essa disparidade. Essa é a questão, não é possível explicar. É uma verdadeira injustiça e não se restringe apenas a Hollywood. Precisamos que as coisas mudem. O mais louco é que os legisladores já interviram nessa questão, as leis foram aprovadas, mas percebemos que nada muda - seja em Hollywood ou em qualquer outro lugar! Nós, mulheres, ainda vamos mostrar o nosso valor...

Fora isso, o que é mais complicado na série?
Correr ou andar de salto alto. Ao final do dia, meus pés estão cheios de bolhas!