A 8ª temporada de "Castle" trará mudanças na dinâmica já estabelecida da equipe.
Enquanto o final da 7ª temporada deixou em aberto as opções de carreira de Beckett, o novo co-showrunner Alexi Hawley confirmou que Beckett será promovida quando o drama da ABC retornar em setembro.
"No final das contas, ela vira capitã," disse Hawley. "Mas ela será uma capitã que coloca a mão na massa, mais do que seus antecessores. Ela ainda estará envolvida nas investigações dos casos. O que é legal é que isso muda seu relacionamento com os rapazes... Ela é a chefe deles, agora. Poderemos nos divertir com isso. Achamos que isso seria um modo interessante de agitar as coisas. Ao ir para a 8ª temporada de uma série, é preciso fazer isso."
Com a promoção de Beckett, ela ocupará o cargo que era da capitã Gates. E por mais que Penny Johnson Jerald (Gates) não seja mais do elenco fixo da série, Hawley e seu co-showrunner Terence Paul Winter deram a entender que eles estariam abertos a seu retorno em uma participação especial, se conseguirem encaixar na agenda.
"Não estamos dizendo que isso nunca irá acontecer," disse Hawley. "No nosso universo, Gates foi promovida. Ela trabalha no 1 Police Plaza agora [Central da polícia de Nova York], ela é a vice-chefe de polícia. Então ela tem uma carreira ótima. Se tivermos a oportunidade de usá-la de um modo que seja significativo para a história, certamente o faremos."
"E, é claro, isso depende da disponibilidade de Penny, porque ela é ótima," disse Winter. "Foi uma decisão muito difícil [se livrar da Gates], mas foi uma decisão que tivemos que tomar, criativamente falando."
A mudança no comando não será a única que terá impacto na 12ª delegacia. "Certamente haverão mudanças," disse Hawley quando perguntado sobre o quanto veremos sobre a vida pessoal de Ryan nesta temporada. "Mudanças maravilhosas," acrescentou Winter. Apesar de os fãs não terem visto muito da esposa e filha de Ryan recentemente, Hawley concedeu que "é possível" que essa mudança tenha relação com um novo bebê para a família Ryan. "É muito possível," disse WInter. "Acho que isso é uma possibilidade, já que quando Beckett é promovida, Ryan e Esposito começam a questionar 'O que estamos fazendo com nossas carreiras?'" disse Hawley, "o que acho que será divertido, pois acrescentará conflitos entre eles dois de um modo interessante."