É dia de voltar ao trabalho para a estrela de "Castle" Stana Katic, que começa hoje as filmagens da 8ª temporada da popular série da ABC. Foram 3 meses de hiatus bem movimentados para Katic, durante o qual ela gravou dois filmes independentes, "The Rendezvous" e "Sister Cities," e se casou. Além de interpretar a protagonista ao lado de Nathan Fillion, Katic tem ainda um novo papel em "Castle," como parte de seu novo contrato: produtora. Em sua primeira entrevista desde sua renovação para a 8ª temporada, Katic fala sobre a decisão de voltar à série, revela um pouco sobre a nova temporada que promete agitar as coisas sob o comando dos novos showrunners Alexi Hawley e Terence Paul Winter, pondera seu futuro na série e o que ela gostaria de fazer a seguir.

Foram semanas tensas para os fãs de "Castle" ao final da temporada passada, quando os contratos de Fillion e Katic venceram. Em meados de abril, Fillion, que interpreta Rick Castle, fez um novo acordo, mas o contrato de Katic só foi fechado horas antes da ABC anunciar seu calendário para 2015-2016 em maio. Nos bastidores, as coisas não foram tão dramáticas, diz Katic. "Para mim, não foi necessariamente no laço," ela diz. "Eu só comecei a conversar sobre isso após encerrarmos a 7ª temporada. Boa parte da discussão aconteceu enquanto eu filmava 'The Rendezvous,' então deixei que meus representantes lidassem com isso. Acabou correndo bem rapidamente, no final das contas."

Para Katic, renovar para a 8ª temporada foi mais do que uma decisão de negócios. "Parte do meu pensamento ao tomar a decisão de fazer outra temporada foi o lado criativo, e como isso seria feito," ela disse. Teve peso em suas considerações o fato de o criador de "Castle" Andrew Marlowe deixar a série após a 7ª temporada. "Ele era parte de como fazer essa personagem (Kate Beckett) o que ela é, e foi parte do diálogo de como criar uma heroína mulher forte," disse Katic.

Quando Hawley e Winter — ambos experientes produtores de "Castle" — foram nomeados como novos showrunners, "comecei a sentir que a personagem estaria segura no próximo capítulo de 'Castle'. Fiquei confiante de que eles conheciam a história, a personagem — Terence está na série desde o começo, e alguns dos episódios mais interessantes foram escritos por Alexi — e por mais que eles estejam ansiosos para agitar as coisas e queiram contar histórias desafiadoras, eles também protegeriam a integridade da personagem," disse Katic.

Após tirar um dia para fazer a mudança de escritório de seu emprego anterior como co-showrunner de "The Following," Hawley, junto com Winter e a equipe de roteiristas de "Castle," foram para um retiro de escritores enquanto preparavam a bíblia da 8ª temporada. Como Hawley e Winter agitarão as coisas?

"Há várias mudanças" planejadas, disse Katic, observando que ela está empolgada com as ideias de Hawley e Winter, ao mesmo tempo que fez mistério quanto à trama da próxima temporada e da resolução do gancho do finale da 7ª temporada, que teve Beckett ponderando uma oferta para concorrer ao senado do estado de Nova Iorque. Ainda assim, ela revelou algumas informações sobre os dois primeiros episódios e o que vem depois.

Katic chamou os episódios 1 e 2 da 8ª temporada de "irmão e irmã". Cada um mostra a perspectiva de Castle e Beckett quanto a "um evento que deixará a temporada inteira em uma velocidade mais rápida" e "é parte do que deixará tudo preparado para os próximos 20 episódios."

Aqui vão mais algumas pistas sobre a 8ª temporada. "Parte do que é empolgante quanto à 8ª temporada é o modo que Alexi e Terence imaginaram a versão cósmica do motivo desses dois personagens (Castle e Beckett) terem ficado juntos, como essas estradas se uniram. Ela entra na mitologia do sumiço de Rick e sua perda de memória, assim como o que inspirou Beckett a virar policial para começo de conversa."

Será que a 8ª temporada será a última de Katic em "Castle"? Segundo ela, ainda é cedo demais para pensar nisso. "Eu não sei o que acontecerá com 'Castle' e seu futuro, já que estamos no começo dessa temporada." Mas ela foi rápida em observar que, "como atriz, se pudermos contar várias histórias e tivermos uma experiência criativamente satisfatória, adoramos nos jogar e explorar uma personagem."

Katic, que ganhou dois prêmios People's Choice por "Castle," também está querendo expandir para além de atuação, dirigindo e "produzindo ótimos projetos e ajudando a montá-los." Ela diz que isso é uma progressão natural para atores, especialmente mulheres, observando que muitas atrizes que ganharam Oscars os fizeram com filmes nos quais ajudaram a desenvolver e produzir. "O objetivo é encontrar obras e histórias incríveis dos quais eu possa fazer parte" que podem ou não ser veículos para ela estrelar, disse Katic.

Katic começou a trabalhar em "Castle" uma semana depois da produção ter iniciado, para que ela pudesse encerrar sua participação no segundo filme do hiatus, "Sister Cities" com Alfred Molina e Jackie Weaver, o que acabou de fazer nesse final de semana. Ela agradeceu à ABC por graciosamente permitir que ela tivesse tempo para fazer o filme, que conta a história de quatro irmãs distantes que se unem após o suposto suicídio da mãe.

Enquanto "Sister Cities" foi gravado em LA, a aventura "The Rendezvous," no qual Katic interpreta a protagonista ao lado de Raza Jaffrey, de "Homeland," foi uma experiência totalmente diferente. Ele foi filmado na Jordânia e marcou a primeira viagem de Katic ao Oriente Médio. "Foi único e incrível," disse Katic sobre as filmagens que envolveram viajar pelo deserto num calor de 50°C, segurar a câmera para uma travessia de camelo, ou refazer uma tomada interrompida por orações. Como a economia da Jordânia não é tão forte quanto à dos EUA, a indústria cinematográfica local precisa se virar com menos recursos. "As pessoas tentam realizar filmes com um pouco mais de ingenuidade, e há algo de muito charmoso na generosidade e desejo que as pessoas têm de realizar isso," disse Katic.

Além dos dois filmes e do casamento, Katic aproveitou as férias para trabalhar na sua fundação ATP, que promove modos alternativos de transporte. Ela passou um tempo com gente da Google, Metro e da Casa Branca, discutindo questões sobre as quais ela é muito passional. "Acho que esse projeto faz parte do próximo capítulo de como será nosso planeta, pois dentro dos próximos 10-20 anos, 70% da população do planeta estará vivendo em cidades," ela disse. Katic está tentando dar o exemplo — se comprometendo a andar de transporte público ou de bicicleta ao menos uma vez na semana.