Depois de vários anos, a atriz canadense de descendência sérvia Stana Katic, que ganhou fama com o sucesso da série "Castle," decidiu mudar seu estilo de vida. Sua palavra de ordem: venda seu carro!

Você promove o transporte público e a caça aos carros. Qual sua motivação?
Quando eu cheguei a Los Angeles, fiquei chocada em constatar a quantidade de horas que passamos dentro de carros, a cada semana. Achei incrível que muitas pessoas escolhiam amigos e parceiros dependendo da distância que precisariam percorrer de carro para encontrá-los. Percebi que as pessoas que vivem em Los Angeles não tem contato umas com as outras porque passam boa parte de seus tempos dentro de seus veículos, ao invés de andar ou usar transporte público. Então, minha abordagem foi mais social, e no começo não tinha nenhuma ideologia ambiental. Só depois de tomar ciência da poluição nas grandes cidades e de seu impacto em nosso planeta que decidi agir para promover dias sem carro.

Foi por isso que decidiu criar sua fundação Alternative Travel Project?
Com certeza! Foi tendo consciência dos impactos ecológicos que a poluição tem na Terra que eu quis começar a fundação, que permite levantar fundos para a proteção do nosso planeta e ao mesmo tempo encoraja as pessoas a buscarem soluções alternativas de transporte, seja para ir ao trabalho ou encontrar os amigos. Ele também é um convite a fazer um gesto ecológico, ao menos uma vez ao mês, deixando o carro na garagem por um dia, por exemplo. Pessoalmente, eu ando de bicicleta e, na maior parte das vezes, eu vou às compras à pé. Fico muito feliz de ver o alcance da influência do Alternative Travel Project, incluindo mães com suas crianças pequenas ou pessoas de idade avançada que decidem aderir ao projeto e deixar seus veículos.

Você cresceu em uma família ecológica?
Não, mas sou de uma família de imigrantes que me ensinou a apreciar a natureza e a cultivar um jardim, uma horta, árvores frutíferas. Ser ecológica também tem um impacto incrível na nossa saúde! Pensando no nosso planeta, também pensamos em nós mesmos, pois fazemos mais exercícios físicos e comemos bem melhor. Então todos saímos ganhando.

fonte