Stana recomenda
Quem nunca foi atrás de um cantor ou um autor depois que Stana o menciou em uma entrevista ou num tuíte? Este ano, ela estava cheia de recomendações de coisas boas pra gente ganhar um pouco mais de cultura e expandir nossos horizontes.

Filme: "O Abutre"
Em outubro, Stana tuitou elogiando a performance de Jake Gyllenhaal e a direção de Dan Gilroy no longa "O Abutre" ("Nightcrawler"). O filme conta a história de Louis Bloom (Gyllenhaal) que, com dificuldades em arranjar emprego, acaba entrando no submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles, onde é preciso correr atrás dos crimes e acidentes mais chocantes para documentar tudo e então vender para veículos de comunicação. Ajudado por Nina (Rene Russo), uma veterana do sensacionalismo sanguinário que se tornou a cobertura dessas notícias, Lou ultrapassa a linha entre o observador e o crime para se tornar a estrela de sua própria história.
Confiram o trailer:

 
Livro: "Elephant Winter" de Kim Echlin
Em março de 2014, Stana anunciou que sua produtora Sine Timore havia adquirido os direitos do romance "Elephant Winter," da canadense Kim Echlin. O livro conta a história de Sophie Walker, que se vê obrigada a voltar para sua cidade natal em Ontário, Canadá, para cuidar da mãe que está em estágio terminal de câncer. Isso leva Sophie a contemplar a incerteza que sua vida nômade lhe trás, além de precisar encarar o desolado inverno canadense na fazenda da família. Mas ela logo é atraída pela vista da casa de sua mãe: um pequeno parque safári e seus elefantes asiáticos, treinados e cuidados por Jo Mann, um homem misterioso e taciturno - e é assim que Sophie começa seu "inverno elefante." Enquanto tenta escapar da melancolia de sua mãe morimbunda e envolve-se com Jo, Sophie fica cada vez mais fascinada por aquelas gigantes criaturas e começa a tentar descifrar seu complexo sistema de comunicação. E são justamente os elefantes que a ajudarão a suportar os desafios da vida, dentre abandonos, mortes e traições.
No momento, "Elephant Winter" está em fase de pré-produção. Em setembro de 2014, Stana tuitou uma foto do primeiro rascunho do roteiro, adaptado por Ernie Contreras. Vamos só torcer para quem, na RetroStanativa 2015, possamos ter um sessão dedicada ao primeiro sucesso da Sine Timore!
Quem tiver interesse, o livro está à venda pela Amazon (por à partir de US$18).

 
Música: Hozier - "Take Me To Church"
Com um enignmático tuíte dizendo, "Você sabe quem é," Stana apresentou milhares de pessoas à banda Hozier, e à musica que viria a ser um dos maiores sucessos virais de 2014, segundo o Spotify. A música é linda de morrer, e é difícil parar de ouvir depois que começa. Ouçam-na abaixo, e confiram a letra e tradução que postamos no Vagalume.

 
Fotografia: Edward S Curtis
Edward S Curtis é um fotógrafo e documentarista americano, que atuou entre o final do século XIX e começo do século XX registrando índios nativo-americanos. Ele passou mais de 30 anos de sua vida retratando e documentando mais de 80 tribos da costa Oeste, desde a fronteira com o México até o Alasca. Stana tuitou algumas de suas obras mais conhecidas em 3 ocasiões diferentes. Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Curtis, visite seu site oficial: edwardscurtis.com

foto_1 foto_2 foto_3

 
Poema: "You Were Brave In That Holy War" de Hafiz
Stana mencionou esse poema em uma entrevista para a revista Southwest, dizendo que ele era "um querido amigo". Ela também postou o texto integral como uma imagem em seu Twitter.
Chama al-Din Muhammad Hafiz foi um poeta lírico persa que viveu no século XII, que escrevia principalmente sobre "as alegrias do amor e do vinho, mas também focava na hipocrisia religiosa". Acredita-se que ele escreveu mais de 5.000 poemas, dos quais apenas cerca de 500 a 700 sejam conhecidos atualmente. "You Were Brave In That Holy War" é um deles, e você pode conferir tanto o texto, quanto sua tradução, abaixo:

You have done well
In the contest of madness.

You were brave in that holy war.

You have all the honorable wounds
Of one who has tried to find love
Where the Beautiful Bird
Does not drink.

May I speak to you
Like we are close
And locked away together?

Once I found a stray kitten
And I used to soak my fingers
In warm milk;

It came to think I was five mothers
On one hand.

Wayfarer,
Why not rest your tired body?
Lean back and close your eyes.

Come morning
I will kneel by your side and feed you.
I will so gently
Spread open your mouth
And let you taste something of my
Sacred mind and life.

Surely
There is something wrong
With your ideas of
God

O, surely there is something wrong
With your ideas of
God

If you think
Our Beloved would not be so
Tender.

Você foi bem
Na briga de loucura.

Você foi corajoso naquela guerra santa.

Você tem todos os ferimentos de honra
De alguém que tentou encontrar o amor
Onde o Belo Pássaro
Não bebe

Posso falar com você
Como se fôssemos próximos
E presos juntos?

Uma vez encontrei um gatinho perdido
E costumava banhar meus dedos
Em leite morno;

Cheguei a pensar que fosse cinco mães
Em uma mão

Guerrilheiro,
Por que não descansar seu corpo exaurido?
Recoste e feche os olhos.

Pela manhã
Me ajoelharei a seu lado e o alimentarei.
Irei gentilmente
Abrir sua boca
E deixar-lhe provar algo de minha
Mente e vida sagradas.

Certamente,
Há algo de errado
Com suas noções de
Deus

Ah, certamente há algo errado
Com suas noções de
Deus

Se você acha
Que nosso Amado não seria tão
Carinhoso.


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14»