A atriz, nascida no Canadá e famosa pelo seu papel como uma detetive na série "Castle", passou algumas semanas na Croácia visitando parentes em Sinj, Vrlica, Ístria e Zagreb, e plantou uma muda de roseira brava na frente da casa do avô no Lago Peruca.

"Sempre gosto de vir à Croácia. Tenho parentes em Sinj, Vrlica, Ístria e Zagreb, e 3 semanas atrás fiz um grande tour e visitei todos eles," disse a atriz de Hollywood com raízes croatas Stana Katic (36 anos) no começo da nossa conversa no luxuoso hotel Athens Astir Palace, onde o canal à cabo FoxLife, que exibe "Castle" na Croácia, preparou uma grande festa para o final da 6ª temporada da série. Apesar de Stana falar bem croata, para facilitar o entendimento nós conversamos em inglês. Já no começo da entrevista ela mostrou sua sensibilidade humana e social, falando com grande compaixão sobre as consequências das enchentes que assolam os moradores de Županja e daquela região.
Stana faz o papel da detetive da polícia de Nova York que é a musa do escritor Richard Castle (interpretado por Nathan Fillion), na série que atrai semanalmente mais de 12 milhões de americanos. Mas ela também é conhecida pelos seus papéis como Hana Gitelman em "Heroes" e Collette Stenger em "24". Ela ainda apareceu no filme "Banquete do Amor" ("Feast of Love") ao lado de Morgan Freeman; no filme do agente James Bond "Quantum of Solace" como a espiã canadense Corinne Veneau; em "Codinome Cassius 7" ("The Double") com Richard Gere; no drama "Big Sur" como a poetisa Lenore Kandel; e fez parte do elenco de "The Spirit" junto com Scarlett Johansson, Eva Mendes e Gabriel Macht. Neste ano, ela ganhou o People's Choice Award como a atriz de TV de drama mais popular nos EUA, deixando para trás estrelas como Julianne Margulies e Mariska Hargitay. Mas não importa o tamanho de sua fama, a beldade olhos verdes não se esquece de suas raízes.
Em entrevistas, ela constantemente cita que seu pai, Petar, é nativo de Koljane, próximo a Vrlika, e sua mãe Rada morava em Sinj, antes de se casarem e mudarem para o Canadá antes que ela nascesse, onde se instalaram em Hamilton. Ela é a filha mais velha, e tem uma irmã e 4 irmãos mais novos. Quando ela tinha 5 anos, a família mudou-se para a cidade de Aurora, próxima a Chicago, onde abriram uma loja de móveis. "Aquele foi o primeiro verão que fui com meus pais para a Dalmácia. Como uma garota com infância americana acostumada com o asfalto, aproveitei a vida livre do campo, e guardei comigo essa memória para sempre - assim como o peixe com acelga que minha mãe aprendeu a fazer no verdadeiro 'estilo dálmata'."
A viagem à Grécia e as filmagens de "The Tourist" na Itália foram uma boa oportunidade para fazer um desvio, e Stana visitou parentes em In?ija na Sérvia, e então passou alguns dias na Croácia e em Montenegro.

Você vem muito à terra natal de seus pais?
Tento vir o máximo o possível. Estive lá no ano passado, e diversas outras vezes antes disso.

Você se lembra de sua primeira visita a Koljane?
Sim, eu tinha 5 anos da primeira vez que fui ao vilarejo. Naquele verão, me senti a Heidi: fiquei amiga das melhores pessoas do mundo, e brincava o dia todo até que minha avó nos chamava para jantar. Depois disso, íamos dormir e no dia seguinte começava tudo de novo. Quando lembro disso hoje em dia, não consigo não sorrir. Viagens à Dalmácia foram uns dos melhores momentos da minha vida. Viajamos por ela toda, conheci vários parentes e experimentei a vida no campo.

O que mudou desde então?
As mudanças são mais visíveis no comércio. Antes, nós fazíamos compras em lojas pequenas e mercadinhos, e agora é tudo em supermercados. Mas as pessoas são as mesmas.

Em sua viagem recente à Croácia, os fãs a reconheceram?
Não esperava que ninguém me reconhecesse, então fiquei agradavelmente surpresa, especialmente em Vrlica, quando me paravam nas ruas e perguntavam sobre a série.

Você tem um status especial entre seus parentes?
Nada mudou desde a minha infância. Para a minha família, não sou uma estrela de Hollywood, mas a prima Stana que eles conhecem desde pequenos. Não quero status especial, e eles nem me dariam. Todos se portam normalmente e a única coisa que importa é que nos divertimos quando estamos juntos.

Como está o seu croata?
Bom o bastante para falar, apesar de alguns erros gramaticais. O importante é que eu entenda e seja entendida. O problema é quando falamos de um assunto específico, como economia ou saúde. Aí às vezes é difícil encontrar as palavras certas.

Quando você começou a gravar "Castle" há 6 anos, você espera que a série se tornasse tão popular?
Eu não tinha noção de que teríamos tanta audiência, muito menos que chegaríamos à 7ª temporada. A série mudou a minha vida. Graças a ela, pude visitar quase que o mundo todo e conhecer diferentes culturas, o que me mudou como pessoa. Agora eu entendo melhor os outro e sou mais empática com eles.

O quanto você é parecida com a detetive Kate Beckett?
Eu brinco dizendo que nossa maior semelhança é o visual - nós temos a mesma aparência. Eu não acredito que um ator possa ter sucesso sem sair do personagem. Então uma parte de mim pode se parecer com Beckett, mas geralmente sou muito mais feminina e tenho mais senso de humor. Ela é uma personagem maravilhosa - inteligente, compassiva e gentil - e o que mais gosto nela é que ela não é perfeita. Nós sempre tentamos fazer o certo, mas às vezes cometemos erros, e isso é um alívio. Adoro quando os heróis não são perfeitos. Ela aprende com esses erros e cresce a partir deles, então nisso nós somos parecidas.

Você é boa de luta, que nem ela?
Não sou ruim. Mesmo antes de "Castle" eu já praticava caratê, então sei como bater com força. Mas adoro quando você pode expressar sua personagem através da dança - o que não é um problema porque fiz balé por anos - ou simplesmente com um caminhar.

Os homens têm medo de você por causa do seu papel como uma policial durona?
Talvez tenham medo antes de me conhecer, mas depois de 5 segundos de conversa, eles percebem que eu sou divertida, então qualquer reserva que pudessem ter some.

Que tipo de homem te atrai?
Gosto de homens grandes e altos, com olhos grandes, lábios expressivo, sorriso largo... Meu tipo é um cavalheiro alto e belo, um pouco travesso, mas com um grande coração e com tendêcia à elegância clássica. Algo entre Gregory Peck e George Clooney.

Como você se sente quando aparece em listas de atrizes mais sexies de Hollywood?
Ao mesmo tempo envergonhada e orgulhosa. Fico feliz que as pessoas gostem do que eu faço e da minha aparência. É tudo legal e fico grata pelo elogio, mas realmente não penso muito nessas listas.

Quanto tempo e esforço você investe em sua beleza?
Quando não estou gravando, não uso maquiagem. Então enquanto estive com meus parentes na Croácia, não usei nada, sem um única traço de maquiagem no rosto. Para que vou passar batom quando estou ajudando minha tia no jardim? Enquanto estou trabalhando, preciso cuidar do que como, do quanto durmo, de como aparento. Quando se passa 9 meses do ano, 14 horas por dia filmando, não podemos relaxar.

Como você mantém esse ritmo de trabalho?
É como se preparar para fazer um esporte. Sem uma boa preparação, nem mesmo o melhor atleta poderá dar tudo de si em campo. Então, como atriz, preciso me preparar para fazer um bom trabalho na frente das câmeras. Não apenas para atuar bem, mas também para me manter saudável. Porque se fico doente, a gravação atrasa, o que não é nem barato, nem justo com meus colegas. Então toda manhã eu começo com um café da manhã saudável, e regularmente ando de bicileta, corro e pratico ioga.

Ajudar no jardim conta como uma preparação para manter-se em forma?
É claro. Esse trabalho também me cansa, então não preciso me preocupar com sono da beleza, e isso me mantem no ar fresco, o que é ótimo para a pele.

 
Stana Katic em Vrlica
Durante sua estadia na Croácia, Stana Katic não deixou de visitar a casa de seu avô, no vilarejo de Koljani, próximo a Vrlika. A antiga casa de pedras na costa do lado Peruca, onde seu pai Petar e seu avô Marko cresceram, está abandonada há anos, mas trouxe de volta lembranças idílicas de sua infância e a encorajou a plantar uma muda de roseira brava.
"Ela veio com um amigo e estava muito feliz. Ela disse que gostaria de restaurar a velha casa, e ela não estaria errada em fazer isso, pois é um ótimo local," disse o carteiro aposentado Bozo Garic, cuja casa fica a cerca de 90m dali, e que conheceu o avô de Stana. A atriz conversou com ele em croata e seu amigo ajudou quando ela não conseguia lembrar de certas palavras.
A propriedade da família Katic fica escondida numa floresta na beira da estrada D1, em direção a Sinj, a cerda de 1,5km da saída para Vrlika. Quando a região foi inundada no final de 1959 para a construção da hidrelétrica de Peruca, a casa estava na linha de frente do caminho da água. Atualmente, ela leva a um caminho na floresta onde caem figos maduros, e tem amoreiras com 200 anos, castanheiras e pés de romãs. Sobre a casa há uma nogueira selvagem, que remete ao ditado da região que diz que onde nasce a nogueira, não há pessoas. A casa de pedras abandonada à beira do lago causou uma avalanche de emoções na atriz - e uma grande vontade de renová-la um dia.
Com sua simplicidade, Stana Katic impressionou Nikola Uzor, diretor da ŠRC ?esma. Ele a reconheceu enquanto ela passeava por Vrlika, e pediu para fotografá-la em frente à prefeitura da cidade.
"Ela ficou surpresa que a reconheci, mas ela estava feliz de estar aqui e por ser reconhecida pela sua série. Ela não teve problemas em posar para a foto. Seu único pedido foi que posasse com óculos escuros, pois ela não usava maquiagem, então emprestei o meu para ela," disse Nikola Uzor.

 

002_tbm 003_tbm 004_tbm 005_tbm 006_tbm 007_tbm

Scans > 2014 > Gloria [26 junho]

Obrigada ao Stana Katic Central pelos scans!