Atriz de nível hollywoodiano, mas com os pés no chão. Assim é uma verdadeira estrela - impressionante, mas simples e abordável. E é assim que é Stana Katic, que estrela a 7ª temporada de "Castle", a série de sucesso da ABC, exibida na Grécia pela FOX Life.
O papel da dinâmica e persistente detetive Kate Beckett estabeleceu essa maravilhosa atriz - que nasceu no Canadá mas tem raízes sérvias - na tela de nossa televisão, após já ter atuado ao lado de Richard Gere em "Codinome Cassius 7", Daniel Craig em "007: Quantum of Solace", Morgan Freeman e Greg Kinnear em "Banquete do Amor", e Samuel L. Jackson e Eva Mendes em "The Spirit".
E pensar que, no começo, ela entrava em cena com autores gregos clássicos. Mais especificamente Nikos Kazantzakis e seu personagem Alexis Zorba, do livro que ela leu e utilizou. "É um livro maravilho que te inspira. Principalmente o relacionamento entre Zorba e seu seu chefe. Usei isso para um papel na escola."
Quando Castle pediu sua personagem em casamento, ela o aceitou de braços abertos, o que mudou sua carreira e sua vida. Depois de tantos anos, ela viu sua personagem progredindo, mas será que podemos dizer o mesmo dela mesma?
"É mesmo bastante tempo. A personagem não tem apenas autoridade, mas também outras características. Ela é vulnerável, romântica, dinâmica, às vezes absurda; ela é um pouco de tudo, que é algo que se aplica a todas as pessoas. Mas a personagem evoluiu drasticamente desde o começo, pois seu motivo para tornar-se detetive era a morte de sua mãe. Isso era o que a impulsionava em sua busca por justiça. No começo, ela era mais emotiva, mas ao longo dos anos, ela aprendeu a ser mais pragmática, algo que é ainda mais 'mortal', no final das contas.
"Para mim, pessoalmente, quando se trabalha tantas horas numa série, você precisa inventar suas próprias ferramentas técnicas para poder criar personagens, momentos, cenas. Além disso, é preciso aprender a trabalhar num ritmo acelerado, mantendo sua resistência. Tudo isso te faz melhor, uma máquina bem lubrificada. Eu sabia de algumas coisas no começo da série, mas é uma experiência diferente quando se trabalha no mesmo set com as mesmas pessoas por 6 anos. É um ambiente seguro. Você pode ter sucesso e também falhar na frente deles, e variar suas interpretações, o que te torna um ator melhor. Talvez um profissional melhor tenha mais a dizer."
Ela compara a série a uma "boa sobremesa depois do jantar," algo que alguém irá assistir e aproveitar, com histórias distintas em cada episódio, o que ajuda a acompanhar a série. Ela gostaria de dirigir um dia, e ir além da sua produtora, ainda procurando por papeis interessantes. Ficamos imaginando se ela temia ficar marcada como "Kate Beckett". "Nos verões, procuro outros papéis, algo que me dê a oportunidade de tentar algo completamente diferentes. Na teoria, isso é o ideal para o ator. Após 9 meses gravando, é difícil não estar exausta. Quero continuar atuando, porque é isso que me dará gás para a próxima temporada. Gosto de trazer inspirações que ganhei com outro projeto para a série."
Katic é engajada socialmente e consciente de tudo. Vide seu "filho", o Alternative Travel Project, criado em 2010. "O ATP que encorajar as pessoas a saírem das bolhas de seus carros. É uma iniciativa que encoraja as pessoas a usarem transporte público, bicicleta, andar à pé, ou qualquer outro modo diferente para se locomover. Los Angeles é uma cidade muito dependente de carro. Mas isso vem mudando nos últimos anos. Há uma tendência de cultura jovem, que quer mudar as coisas, que requer um estilo de vida diferente." Visite: www.alternativetravelproject.com.
Ela disse com candura que não teve a oportunidade de ver muitas coisas em Atenas, apenas o Sunião e a aclamada performance em "Don Giovanni" de Yannis Chouvarda, de quem ela gostou muito ("Uma das melhores óperas que já vi, e acreditem em mim, já vi várias").
Sinceramente, não esperávamos que Stana Katic nos fascinasse tanto, uma mulher adorável que dá uma ótima reputação a Hollywood...

  • Ela estudou Direito Internacional e Economia.
  • Ela fala 5 idiomas fluentemente e tem paixão por tiro ao alvo.
  • Ela tem 5 irmãos!
  • Ela tem uma produtora chamada Sine Timore, que significa "sem medo" em latim.

Obrigada à @Castle_Addict98 pela ajuda com o grego! <3

fonte