Artigo de um jornal sérvio, ou seja, novamente não temos nenhuma confirmação de que tudo tenha se passado como é descrito.
Novamente, créditos à @tweetwoofmeow pelo scan e pela tradução para o inglês.

Famosa atriz de Hollywood com origens sérvias visita a Sérvia
Quando entrou na escola primária, em Indjija, na 4ª feira, seus olhos estavam cheios de lágrimas de emoção
"Irmã, estou na esquina. Quer me encontrar?"
Foram essas as palavras que a famosa atriz Stana Katic disse na 4ª feira pela manhã, quando chegou na frente da casa de seus parentes em Indjija. A ligação foi feita à sua prima, filha da irmã de seu pai, que saiu correndo da casa para lhe dar um abraço.
"A Stana é assim! Ela chega de fininho a Indjija, e só liga quando chega aqui. Essa visita, assim como as anteriores, é bem privada, então por favor, seja discreto," disse uma prima, que pediu para continuar anônima.
Stana Katic é a atriz de origem sérvia de maior sucesso em Hollywood na atualidade. Ela brilha no papel da detetive Kate Beckett na série de TV "Castle", além de já ter aparecido em filme de James Bond. Nos chama atenção ainda sua glamurosa aparição numa premiação musical no ano passado [NT: Billboard Music Awards]; foi então que essa jovem atriz juntou-se a famosas personalidades de Hollywood. Em março, num encontro com Vuk Jeremic em Los Angeles, ela disse que visitaria a Sérvia, e manteve essa promessa. Ao invés de Belgrado, a atriz chegou secretamente à cidade de sua infância, Indjija.
As casas de Katic e seus familiares ficam na entrada da cidade, próximas à escola primária Jovan Popovic. Stana chegou à cidade em 21 de maio, com seu agente, um americano de origens sérvias. Ela visitou primos por parte de pai e de mãe, além do seu irmão que vive no país, e visitou o túmulo de seu falecido irmão [*]. O garoto morreu num acidente de carro quando tinha 10 anos de idade.
"Essa não é sua primeira visita a Indjija. Ela veio para cá quando criança pois seus pais, Petar e Rada, a enviaram do Canadá para Srem [NT: região da Sérvia onde fica Indjija] para aprender sérvio. Para aprender melhor sua língua natal, Stana foi à escola primária Jovan Popovic, onde sua mãe estudou quando jovem e onde deu aula, mais tarde, e socializou com as crianças de lá," conta a prima de Stana.
A família Katic tem origens no vilarejo Koljani, na Dalmácia, que foi inundado em meados do século passado quando contruíram um grande lago. Por isso, Petar Katic mudou-se para Indjija, onde conheceu a bela Rada. Depois, outros parentes seus mudaram-se para Indjija.
Stana nasceu no Canadá, para onde seus pais imigraram, em 1978. Eles abriram uma loja e móveis, e então mudaram-se para os EUA. Stana formou-se no ensino médio em Aurora, Ilinóis, e estudou atuação na escola Goodman, em Chicago.
"Eles nos educaram. Eles nos inspiraram. Eles nos desafiaram. Nós os desafiamos. Eles nos permitiram viajar. Eles nos deram aulas: piano, balé, caratê, e assim por diante. Falo sérvio, inglês, francês e italiano. Viajamos o mundo, e parte da minha educação foi aprender a respeitar o mundo," já disse Stana sobre seus pais.
Stana e seus irmãos transformaram o enorme depósito de móveis da família num parquinho, e usavam as caixas para montar castelos. Stana encorajava os irmãos a montarem pequenas apresentações teatrais, e fazia o mesmo na escola.
"É o que me faz seguir adiante. Adoro explorar o significado da vida através da imaginação, mergulhando na psique dos outros. Acho que todo mundo tem a capacidade de expressar todas as emoções. Só depende se estamos prontos para aceitar isso, dependendo de como fomos criados, e que tipos de experiências tivemos na vida. É ter empatia por outra pessoa, mas também se reconhecer nela," disse Stana em uma entrevista.
Stana veio para a Sérvia para visitar familiares, reacender velhas memórias, e se encontrar. Ela visitou todos os parentes e almoçou sua comida sérvia preferida com uma tia. Sua prima ficou fascinada com seu visual e comportamento.
"Stana é uma garota modesta e discreta, que não quer exibir sua beleza. Ela estava sem maquiagem, relaxada, e muito feliz de ter encontrado e beijado todos nós. Seus enormes olhos verdes brilhavam de felicidade. Andando por Indjija, algumas pessoas, principalmente as mais jovens, a reconheciam e pediam fotos e autógrafos," contou sua prima.
Familiares contaram que, quando estudava na escola primária Jovan Popovic, Stana fez uma viagem com a turma para Saraievo. Dessa vez, ela visitou a escola e falou com os alunos.
"É tão bacana aqui. Tudo é colorido, arrumado, e legal," disse Stana Katic ao entrar na escola, cujas paredes haviam sido decoradas com belos murais de flores e trabalhos dos alunos, que reuniram-se ao redor dela.
Ela usava um vestido branco com blazer e sapatilhas pretos, sem maquiagem, e com um enorme sorriso e olhos lacrimosos.
"Stana quase chorou quando viu a sala onde sua mãe dava aula, onde ela estudou sérvio, e onde seus priminhos estudam hoje em dia. Ela mostrou o que realmente sentia, e é por isso que todos a amamos e respeitamos. Os alunos sabiam que haviam uma famosa atriz de Hollywood na escola, e ela tirou fotos com eles para terem de recordação."
Os familiares de Stana Katic nos contaram um pequeno segredo: a famosa atriz já fez duas visitas discretas à Sérvia anteriormente. Uma vez, visitou o irmão em Skadarlija [NT: em Belgrado], local que ela ama, e na segunda vez, ela foi ao show de Zdravko Colic, de quem é fã.
"Ela prometeu que faria uma visita oficial à Sérvia e Indjija em breve. Então, terei acesso livre a jornalistas, já que ela estará aqui oficialmente. Ela fará um filme na Sérvia," contou um dos parentes de Stana Katic.

Não é croata
"Não gosto quando a mídia pelo mundo publica a mentira de que a mãe de Stana é croata, e que ela tem origens sérvio-croatas. Ela é sérvia pura, e diplomaticamente diz que sabe quem ela é. 'Sou o que sou, e não importa o que os outros dizem!'" parafraseou uma prima de Stana.

Amor por Nikola Tesla
Quando, no inverno passado, Stana twitou uma foto usando um casaco com a imagem de Nikola Tesla, houve rumores de que ela estrelaria o filme "Tesla", de Michael Anthony. Diversos fãs pediram ao diretor Anthony para que a estrela de "Castle" tivesse um papel no filme sobre o gênio sérvio.

fonte

[*] No começo do texto, colocam Stana se referindo à prima como "irmã". Pode ser algo cultural, ou apenas da família dela mesmo. Por isso, não fica muito claro se esse irmão que faleceu num acidente é de fato irmão, ou apenas um primo.

Novosti
Scans > 2014 > Novosti [25 maio]