AVISO: Esse post contém spoilers da primeira parte da premiere 6ª da temporada de "Castle".

"Você sabe como isso funciona, certo?" Cerca de 4 meses após o escritor de mistérios titular de "Castle" (interpretado por Nathan Fillion) ficar de joelhos e pedir Kate Beckett (Stana Katic) em casamento, a detetive da NYPD deu sua resposta.
“Richard Edgar Alexander Rodgers Castle, sim. Sim, me casarei com você."
A resposta de Kate veio com uma notícia que não abalou seu par em nada - que ela aceitou o emprego na força-tarefa federal, e por isso deverá se mudar para DC. E com um simples avanço no tempo, já vemos as complicações que um relacionamento à distância acarreta. (Como, por exemplo, Castle ser exposto a uma arma química fatal!)
Presumindo que Castle saia dessa com vida, o TVLine conversou com o criador da série Andrew Marlowe para analisar os desdobramentos para o casal central da trama e contar o que vem adiante. (Seriam sinos de casamento?)

O que veio antes - o pedido de casamento, ou a oferta de emprego? Ou eles vieram num pacote?
Em nossas mentes, eles sempre vieram num mesmo pacote. O pedido de casamento é um grande passo, mas também queríamos desafiar o relacionamento logo de cara, e acho que, hoje em dia, aceitar um emprego em outra cidade e tentar levar um relacionamento à distância é algo com o qual muitas pessoas são familiarizadas. E achamos que seria uma ótima maneira de instantaneamente desafiar algumas das suposições que ambos têm sobre o relacionamento - certamente alguma suposições da Beckett sobre o que ela quer ser da vida. Ela está tentando ter de tudo, assim como muito de nós tentamos o mesmo, e ela não está se saindo muito bem nisso. Ver alguém que sempre foi excelente e esteve no topo por 5 anos, e agora está em dificuldades, é realmente interessante. Isso a coloca numa posição bem vulnerável. Queríamos aproveitar o fato de ter os essa duas pessoas que querem estar juntas, mas que precisam passar por esse processo de saudades, de terem de encontrar um momento um para o outro. Há ainda aula momentos na vida em que as coisas saem dos eixos, e você tenta recapturar a mágica e tenta reencontrar aquela faísca no relacionamento. Seguindo esse momento importantíssimo em que um aceita o outro, queríamos colocá-los sob um microscópio e examiná-los, nós divertirmos um pouco com isso.

Stana me disse que ela achava importante mandar a mensagem de que uma mulher não deveria precisar escolher. Que parceiros devem apoiar os sonhos uns dos outros.
Com certeza. Mas isso não significa que não é difícil. Estamos num momento complicado da economia, e as pessoas estão trabalhando mais do que nunca. Começo alguns casais casados em que ambos trabalham e eles não se vêem com tanta frequência, mas eles tentam fazer dar certo e encontrar um balanço. Então há custos significativos quando se precisa fazer uma escolha, pois você acaba sacrificado algo. Mas também há custos em tentar ter de tudo. Queríamos ver um casal que tem as melhores intenções um para com o outro, tentando descobrir como fazer dar certo o relacionamento.

Vocês consideraram outros cenários de sim/não/talvez, mesmo que brevemente? Porque teria sido prático gravar a resposta junto com o season finale, enquanto já estavam na locação nos balanços.
Sim, nós pensamos em outras opções, mas sempre buscamos o que fosse mais honesto e, também, desafiador. E sentimos como se o caminho que escolhemos fosse o mais honesto, dada a trajetória dos personagens e o que eles sentem um pelo outro. Fazer com que Kate sacrificasse uma oportunidade, ou fazer com que Castle pedisse que ela sacrificasse uma oportunidade, parecia desonesto. Ao invés disso, ficamos com o, "Olha, se nos amamos, daremos um jeito," e teremos um punhado de episódios pela frente nos quais eles realmente estão tentando encontrar um jeito. O futuro não se trata apenas do relacionamento deles. Trata-se de quem é a Beckett, e que tipo de vida Castle terá se ele ficar em Nova York sem ela.

Alguns fãs estão preocupados que você irá separar a trupe geograficamente, ao menos por algum tempo. Como você pode reconfortar essas pessoas?
Bem, sem soltar muitos spoilers, posso dizer que temos o comprometimento em fazer com que cada episódio tenha a cara de um episódio de "Castle". Mesmo quando eles estiverem separados geograficamente, ainda parecerá com a experiência que sempre foi um episódio da série. Não queremos mudar o DNA da série, que é Castle e Beckett solucionando crimes e tendo todas as outras pessoas que conhecemos e amamos envolvidas. Mas queremos criar novos obstáculos, e evoluir os relacionamentos. Queremos ver novos rostos chegando para dar novas ideias a nossos personagens, ou seguir com eles, ou criar algo com o qual eles lutem contra.

Eu fiquei impressionado com a mecânica da premiere - mesmo sabendo como as coisas seriam, não esperava que Rick e Kate tivessem tantas cenas juntas conforme tiveram.
Estávamos muito cientes de que, apesar de queremos mudar algumas das ciladas e obstáculos que eles encontrariam, não queríamos mudar a experiência. Sabemos que as pessoas sintonizam para ver uma experiência típica de "Castle", então essa foi nossa primeira preocupação. Espero que tenhamos conseguido isso.

De volta à 12th, veremos Ryan e Esposito trabalhando em um ou dois casos por conta própria, em algo we não tenha relação com DC?
Com certeza. Mas daí então acaba tendo relação com DC, numa maneira divertida e inesperada que, acredito, irá agradar aos fãs. Temos um episódio por vir que também é bem divertido, no qual Castle não pode estar com a Beckett, e Ryan e Esposito acabam com um caso bastante chamativo, que tem ainda bastante diversão.

Há um tema principal para a 6ª temporada?
O que temos notado como tema é "relacionamentos, e como fazê-los funcionar." Relacionamentos são complicados, e por muito tempo Castle e Beckett fizeram essa dança de "o que sentimos um pelo outro". Já passamos desse estágio, e agora temos um casal que se comprometeu um com o outro, mas esse comprometimento é constantemente desafiado, assim como acontece em nossas vidas reais. Agora que eles estão nesse estágio e ela disse "sim", a temporada virou, "Como faremos isso dar certo? Em um nível prático. Levando em consideração a sua vida e a minha vida. Levando em consideração o seu passado e o meu passado. Levando em consideração as suas ambições e as minhas ambições. Como faremos isso dar certo?" Achamos que essas sejam questões bem relevantes à nossa cultura hoje em dia.

Mas depois que eles superarem as questões iniciais da longa distância e encontrar tempo pro outro, há outros obstáculos no caminho deles? Alguma força externa ou problemas antigos que voltem à tona?
Há alguns. Estamos trabalhando em alguns bem divertidos, mas ainda não estamos prontos para divulgá-los, pois ainda estamos na fase de planejamento.

Por fim, você já pode confirmar a data do casamento da 6ª temporada...?
Eu já posso confirmar que Castle e Beckett conversarão sobre isso, e irão planejar e pensar quando isso acontecerá. Mas acho que ainda está cedo para dizer aos fãs se isso irá acontecer ou não.

[fonte]