Não é exatamente fácil insinuar o que virá na 6ª temporada de "Castle".
É claro que o finale de "Castle" não foi o único a ter um enorme gancho ao encerrar a temporada, mas é o fato curioso de ambas as questões sem respostas estarem intrinsicamente entrelaçadas com a dupla central da série que torna qualquer tipo de resposta do quem vem por aí um enorme spoiler.
Então quando falei com o criador da série Andrew Marlowe sobre o que aguardava Castle e Beckett na 6ª temporada, ele foi bastante vago, disse muita coisa hipoteticamente, mas foi o bastante para insinuar o que acontecerá à dupla, e deixará vocês contando os segundos para a estreia da temporada...

Quando você sentou-se para planejar essa temporada, você já tinha o arco dela claro em sua mente? Você planejou o ano todo, ou abordou apenas a premiere, com alguma noção vaga do resto da 6ª temporada.
Depende do que você chama de "claro". Eu tinha uma visão do que seria a 6ª temporada, e, além disso, do que a 7ª temporada poderia ser. E, ainda, do que eu queria fazer com o relacionamento e aonda gostaria de levar essas pessoas.
Quando começamos a definir as histórias deste ano, estávamos muito animados com os problemas e as oportunidades dramáticas que as respostas de Beckett às duas perguntas fundamentais [feitas no finale] criaram. Uma pergunta é se ela aceita o pedido de casamento, e a outra é que ela tem essa oportunidade de emprego em Washington D.C. — e o que acontecerá com isso? Sei que a imprensa tem dado muita atenção a como Beckett responderá essas perguntas, mas, para nós, o mais interessante são as consequências dessas respostas ao relacionamento deles, e aos futuros de Castle e Beckett. Então, para nós, mais mportante dos que a resposta dela é, quais serão as consequências dessas respostas?
Se ela aceitar o pedido, há uma série de consequências ao relacionamento que isso irá acarretar. Mas se ela negar, pergunto novamente, como isso irá afetar o relacionamento? Se ela aceitar o emprego em D.C., isso irá alterar fundamentalmente as coisas para Beckett e Castle. E se ela negar, será que Beckett estará traindo quem ela é como pessoa, e será que ela conseguirá conviver com isso? Estamos muito animados para discutir as oportunidades dramáticas, não importa como as questões sejam respondidas.

Vivemos numa época em que é muito difícil manter essas questões importantes livres de spoilers... E sei que alguns fãs acham que sabem as respostas dessas perguntas, baseados em fotos do set, e como alguns atores falaram sobre o que virá nesta temporada. É importante para você que os espectadores venham para essa temporada livre de spoilers - ou você já se conformou que essas reviravoltas não conseguem manter-se totalmente livres de serem spoilers?
Acho que, num certo momento, você precisa assumir o controle e fazer o melhor o possível. Seja isso indicando seus atores as dizerem certas coisas, ou gravando cenas alternativas e as divulgando, para que as pessoas continuem tentando adivinhar, e fazendo com que elas pensem que sabem de tudo - acho que pe inevitável que algumas coisas vazem, e, de qualquer forma, ela irá dizer sim ou não a uma pergunta, e sim ou não à outra. De qualquer forma, estatisticamente falando, 1/4 da base de fãs irá se vangloriar e dizer "eu sabia que ela diria isso."
Novamente, para mim e para nossos fãs mais assíduos, eu acredito, as respostas são menos interessantes do que as novas perguntas que serão levantadas. E como esses personagens vão navegar pelo relacionamento baseados nisso. Acho que, hoje em dia, é inevitável que algumas coisas vazem. Parte delas será certa, parte será errada. Só estamos felizes de as pessoas se importarem, e de estarem falando sobre isso.

Justo. Esta é a 6ª temporada, então é um bom sinal ainda haver essa paixão [pela série].
Sei que algumas pessoas, quando lêem um livro de mistério, lêem a última página e depois lêem o livro. Nessas circunstâncias, se a pessoa foi atrás de spoilers - e encontrou spoilers que são certos - tudo o que estão fazendo é lendo a primeira página do que vem a seguir. E isso não tem problema.

Se eles estão noivos, você vê isso sendo um noivado longo, e acha que eles vão acelerar as coisas?
Acho que não importa qual seja a pergunta, nós ainda teremos de lidar com suas ramificações, e elas provavelmente serão mais complicadas do que eles dois previam.

Se eles estão noivos, como isso irá impactar o relacionamento de trabalho deles?
Você está mesmo investindo neles estarem noivos, não é? [risos]

Essas são perguntas hipotéticas divertidas, porque mesmo que eles não fiquem noivos agora, eles ainda podem noivar daqui um ano e ainda ter de lidar com essas questões.
Aconteça isso no season premiere, ou daqui uma ou duas temporadas, se esses dois ficarem noivos, acho que eles terão dificuldades nisso. Certamente Beckett terá de lidar com o fato de que Castle já foi casado duas vezes antes. E Castle terá de lidar com a dúvida de que se ele tomou a decisão certa. E acho que ambos terão de lidar com a ideia do futuro deles juntos.
Além disso, como eles vivem o dia-a-dia deles, como é isso? Uma coisa é estar profissionalmente com um escritor milionário que a ajuda a solucionar crimes. Outra coisas é imaginar seu futuro com essa pessoa e lutar com sua própria identidade. E em termos do tipo de pessoa que, no papel, faria sentido estar com o Castle - Beckett não é exatamente essa pessoa, mas claramente há uma atração aí. Isso torna-se real, e a sociedade os vê como um casal.
Então, inevitavelmente, quanto eles chegarem lá, teremos de lidar com essas questões, além de como isso alteraria o modo como trabalham juntos num relacionamento profissional. Uma coisa é eles serem parceiros de trabalho, mas quando são parceiros de trabalho e da vida, é uma outra história. Então quando for o momento de fazermos isso, presumo que todas essas questões fão parte da trajetória da história.

Ela aceitando o podido ou não, você lidará com a reação externa ao relacionamento deles, como a mídias, fãs do Castle, etc?
Inevitavelmente, teremos de lidar com isso.

Faria sentido, já que vimos Castle como um solteirão desejado no passado...
Agora ou ele é um solteirão desejado, ou está fora do mercado. Com certeza teremos de lidar com isso. Ele pode estar fora do mercado, mas tendo de fingir ainda ser um solteirão, para ajudar nas vendas dos livros. Há várias possibilidades diferentes com as quais poderiamos trabalhar.

A série voltará a mencionar a conversa de Beckett com Meredith ao final de "Signficant Others"?
Se você fosse mulher, isso não a atormentaria? E você é mulher, então se estivesse numa situação assim, acho que isso a atormentaria. E você conhece Beckett - ela nunca deixa nada para lá. Ela aguarda tudo. E acho que, em algum momento em que ela estiver analisando seu relacionamento com Castle, ela irá pensar nisso.

Se, hipoteticamente, Beckett for para D.C., onde Castle fica, profissionalmente?
Isso é uma grande hipótese - se Beckett for para D.C.! Acho que se Beckett não for para D.C., isso irá desafiar a ela e ao relacionamento. Ela sentirá como se tivesse perdido uma oportunidade. E, inevitavelmente, pensará em Castle como sendo a razão isso, e isso causaria tensão em qualquer relacionamento. Se ela for para D.C., isso é um golpe enorme em qualquer novo relacionamento. É de se pensar se o relacionamento sobreviveria.
Perguntam-se o que Castle faria: ele mudaria-se par D.C.? Ele tem família em Nova York, sua mãe está em Nova York, ele tem negócios na cidade, mas talvez ele possa escrever em qualquer lugar. Se ela aceitar o emprego e ele mudar-se para D.C., ela já disse no último episódio, o trabalho iria consumí-la. Será que eles terão tempo um pro outro? Isso também seria difícil.
Então acho que em ambos os lados da moeda, não importa o que Beckett decida, ou se Beckett e Castle tomarão a decisão juntos, haverá consequências com as quais eles terão de lidar.

[fonte]