Quando a 5ª temporada de "Castle" terminou com Beckett (Stana Katic) conseguindo o emprego dos seus sonhos em DC e então sendo pedida em casamento pelo homem que muitos fãs esperam que seja o homem dos seus sonhos, Castle (Nathan Fillion), eu disse que não havia riscos, pois uma série de crime que tem seus principais personagens numa mesma delegacia jamais mandaria um personagem para outro distrito, muito menos para outro estado. Eu achava que não havia a menor chance de Beckett aceitar o emprego, mas não queria que ela virasse o estereótipo da mulher que escolhe o homem em vez da carreira. Não é essa a Beckett arrasadora que conhecemos. Mas ainda bem que a estreia da 6ª temporada de "Castle" responde essas preocupações nos primeiros 3 minutos do episódio, provando que Beckett pode ter de tudo. A série pode levar o nome do autor que a segue para "pesquisa" (e amor), mas "Valkyrie" definitivamente é o momento em que Katic se destaca e brilha.
"Valkyrie" começa nos momentos seguintes a Castle mostrar o anel, permitindo que os personagens discutam a seriedade do pedido, e como parecia que ele ia terminar com ela, mas também permite que a audiência tenha uma resposta imediata da Beckett. Mas então a série pula no tempo e na distância para Beckett trinando no FBI, onde ela não é a heroina confiante que ela sempre pareceu ser na NYPD. Ao invés disso, ela comete erros. Grandes erros. Ela precisa aprender várias coisas, além de se livrar de velhos hábitos. Ela não procura mais as evidências, mas sim informações, e os instintos que faziam dela tão boa detetiva, que se preocupava com vítimas, testemunhas e reféns, podem acabar com ela nesse novo cargo. É bom finalmente ver um lado diferente da Beckett, além de vulnerabilidades diferentes também, mesmo que seja bem rápido. É ainda melhor vê-la atuando com Lisa Edelstein, sua parceira sênior que parece ver muito de si mesma em Beckett, com as falhas e tudo o mais.
Castle sempre foi uma série procedural, mesmo que seja motivada pelos personagens, e esse episódio não é diferente. Portanto, não demora muito para Castle ir para um final de semana repentino com sua gartoa em DC, e "por acaso" esbarra numa evidência do caso confidencial de Beckett. Sendo o crianção que ele é, ele decide investigar mesmo quando lhe dizem para não o fazer. É por pura curiosidade e pela esperança de que, se ele ajudar Beckett a resolver o caso rápido, eles terão mais tempo juntos (sem perceber, mesmo depois desse tempo todo, que sempre haverá outro caso, e que os casos atuais dela são questões de segurança nacional), então ele liga para os amigos Esposito (Jon Huertas) e Ryan (Seamus Dever) para uma pequena ajuda. É um mode de juntar todos novamente, mas é bem breve. Dá a Ryan e Esposito um tempinho em cena, mas sem nada muito real a fazer. Eles são basicamente uma extensão do cenário. É uma pena, e será um grande desperdício de talento deles se isso for uma solução a longo prazo para manter o elenco original ativo.
Algo que é impossível não notar é como o mundo do FBI é sombrio aqui. Não só a Beckett, que se porta diferentemente lá, com mais incerteza, mas fisicamente também. Parece que não podiam bancar a conta de luz. Essa é uma representção bem incomum; na TV, quando mais alto o escalão, mais claro, exuberante e tecnológico é o local. É para ser atraente e intrigante. Mas não aqui. Claramente a série parece dizer que o FBI é o oposto do que você quer para Beckett - e do que ela achou que queria.
Isso também tira o charme e o humor do próprio Castle, o expondo como o risco que nós esquecemos que ele é.
Se Beckett tivesse escolhido Castle e seu "peixe grande num lago pequeno" sem mesmo dar uma chance a seu emprego dos sonhos, ela teria se arrependido, e boa parte da audiência a teria rejeitado por isso. Ao invés disso, a audiência deu uma chance a esse mundo novo e diferente, mesmo que seja meio imparcial. Assim, se Beckett voltar para a NYPD, poderemos dizer que ela ao menos tentou, e que não era o que ela esperava, e que coloca as pessoas que ela ama em perigo - mais do que o 3XK jamais o fez. Mas é claro que não é uma maneira de manter a história e os personagens como os conhecemos se desenvolvendo, e confortável e seguro não é melhor do que diferente e assustador? Com "Valkyrie", vemos que "Castle" pode ter de tudo também.
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