Entrevista antiga da Stana, mas que é bem interessante de se ler, na qual ela fala do que ela gostaria de ver para a Beckett na 3ª temporada de "Castle", como Nathan Fillion ajudou no começo da série, sua experiência trabalhando em "For Lovers Only", seus fãs, entre outras coisas. Agradecimentos à Carol Mufato pela tradução! =)

Ontem tive a oportunidade de conversar com a charmosa e espirituosa Stana Katic, uma das esperançosas a uma indicação ao Emmy deste ano (2010) com o papel da Detetive Kate Beckett de Castle. Ela me falou sobre os conflitos que aconteceram na 2°temporada com sua personagem, dicas de atuação de Nathan Fillion, se Castle estará presente na Comic-Com deste ano, além de contar em qual programa de TV ela gostaria de participar. Confira:

Como você se sente com a 2ª temporada concluída e a 3ª garantida?
É sempre bom poder terminar uma temporada completa. No ano passado tivemos apenas uma meia temporada, e agora tivemos 24 episódios para gravar, o que foi uma grande conquista. Eu acho que nós todos, quando terminamos de gravar, nos entreolhamos e pensamos, "Nossa, nós realmente a encerramos?" Então foi muito legal.
E tendo uma terceira temporada para retornar, isso torna tudo ainda mais especial. É mais ou menos como ter uma família, e saber que logo estaremos de férias e cada um irá passar o verão em algum lugar, mas depois nos encontraremos de novo. Não há mais pressão, então estamos apenas animados para voltar e poder contar histórias divertidas.

A 2ª temporada terminou com um gancho, em que a sua personagem - Beckett - está prestes a expressar seus sentimentos por Castle, mas não teve tempo, e ele acaba indo embora.
Sim, e com Castle voltando para sua ex- mulher.

Você acha que a 3ª temporada vai oferecer a Beckett a oportunidade de dizer o que queria e expressar seus sentimentos a Castle?
Eu não sei. Eu estou indo me encontrar com o roteirista e criador da série, mais um dos produtores amanhã. Então irei descobrir qual será o arco da temporada. Então ainda não tenho certeza do que rumo eles pretendem tomar.

O que você gostaria que acontecesse?
Eu realmente gostaria de ver mais sobre a vida pessoal de Kate fora do mundo das resoluções de crimes. Nós vimos um pouco de sua casa, e nós vimos um cara com quem ela tava saindo na delegacia, mas tudo gira em torno da delegacia e de resoluções de crimes. Isto é ótimo, porque faz parte de sua vida, mas acho que para qualquer mulher profissional há também as outras partes que fazem sua vida mais colorida, como o grupo de amigos que ela tenha. Talvez ela tenha um melhor amigo gay. Seria ótimo acrescentar uns personagens coloridos em seu mundo. Isso faz sentido para qualquer mulher jovem e profissional em Manhattan.
Também acho que seria legal conhecer um pouco mais sobre seu pai e sobre o relacionamento deles, ou então vê-la saindo e se divertindo em Manhattan de um modo que ela poderia fazer. Eu suspeito que há muito mais Nikki Heat nela do que ela mostrou até agora. Acho que seria legal para os expectadores verem isso, mesmo que o Castle, não necesariamente, também veja.

Qual o seu episódio favorito da 2ª temporada?
Tenho dois episódios favoritos, um deles é a segunda parte do episódio duplo (2.18 "Boom"). Achei ele muito divertido. Foi ótimo ver o desenrolar da primeira parte e então o clímax na segunda, e toda aquela ação foi muito legal. Ela ficou um pouco sombria, mas ainda assim havia muito humor num trecho ou noutro. Achei que foi um episódio muito, muito bacana, e foi muito empolgante fazer parte dele. E é claro, nós tivemos que explodir apartamentos e coisas assim. Então foi divertido fazer parte disso tudo, de fazer as cenas de luta e tudo o mais.
Mas também amei "Sucker Punch" (2.13). Amei, como atriz, ter de me aprofundar mais no meu personagem. Foi interessante entrar nesse assassinato, que é o motivo pelo qual ela tornou-se detetive. Acho que esses dois são os que se destacam para mim no momento.

Você sente que agora você aborda a Beckett de uma maneira diferente de como faz no primeiro dia seu com ela?
Eu acho que no começo, você está só conhecendo, e conforme avançamos, venho buscado oportunidades de mostrar outras facetas dela. Creio que foi muito importante para os criadores estabelecerem uma personagem forte e rígida inicialmente, e tiveram que manter isso na 1ª temporada, pois você ainda está buscando audiência e mostrando para as pessoas do que essa história de trata.
A partir de então, tanto o elenco, quanto os roteiristas e todos que estão envolvidos no processo criativo, pudemos expandir à partir dali. Então acho que, através do roteiro, pude explorar um lado mais vulnerável da Beckett, assim como seu lado fortes e o inteligente, sem contar características centrais, que sempre têm espaço para evoluir ainda mais. Espero que possamos fazer isso ainda mais na 3ª temporada.

Pode nos contar um pouco sobre como é trabalhar com Nathan Fillion?
Nathan tem sido uma espécie de irmão mais velho. Eu vim para este projeto muito inexperiente. Minha experiência anterior tinha sido com filmes, então essa foi a primeira vez em que estive envolvida em algo por alguns meses, com trabalho diário e por longas horas. Tive ainda que aprender a lidar com a imprensa e com todas as atividades extras que é necesária para a divulgação de uma nova série. Nathan tornou-se a pessoa a quem eu procurava para perguntar, "Nathan, do que se trata isso?" Ele já trabalhou na TV e até mesmo em novelas e coisas do tipo.
Eu me lembro de uma cena no primeiro ano de gravação, na qual o diretor veio até mim e disse, "Stana, eu preciso algo de você, porque temos um 'act-out' aqui." E eu não sabia o que era um "act-out". Pensei que era tipo uma competição, ou algo assim.
Eu fiquei tipo, "O quê? Você quer 35 expressões diferentes?" Foi isso que passou pela minha cabeça. Então o diretor saiu de perto e eu fiquei tipo, "Certo...". Esta era a primeira vez em que eu trabalhava com aquele diretor, e, claro, era novidade para mim estar num set por tanto tempo, e me sentia meio inexperiente. Então virei-me para o Nathan e disse, "Nathan, o que é um 'act-out'? Isso significa fazer 40 expressões diferentes com o rosto?" E ele começou a gargalhar.
Ele disse, "Não, é apenas um momento de suspense no final da cena, para que eles possam entrar com os comerciais.", e então ele me ensinou esse truque muito legal que acho que é coisa de atores de novelas. Ele disse, "Há três tipos de pensamentos que passam pela cabeça de um ator de novela quando precisam fazer um 'act-out'."
É, " Ai meu Deus, acho que deixei o fogão ligado quando sai de casa hoje," e você faz essa expressão. Então, você pensa, " Será que deixe o fogão desligado quando saí de casa hoje?" E então o terceiro pensamento, "Ah, não. Eu o desliguei quando sai de casa hoje." Então, pelo visto, são esses três pensamentos que fazem um "act-out".
Mas ele é muito divertido e, claro, o meu irmão mais velho no sentido de ser quem me ensina as manhas do mundo televisivo.

Você tem um projeto com Richard Gere e Topher Grace chamado "Codinome Cassius 7" ("The Double"). Pode nos contar sobre seu papel?
Irei ser uma prostituta russa temperamental. Começaremos por aí. É uma história de espionagem e sobre as consequências da Guerra Fria para Estados Unidos e Rússia. O que posso dizer é que a história é incrível. Digo isso com toda sinceridade. O roteiro é maravilhoso. Será incrível fazer parte desse projeto. Embora possa parecer clichê para um thriller, ninguém é o que aparenta ser. Fiquei realmente surpresa com o desfecho da história quando li. Creio que minha personagem seja parte de uma tentativa de derrubar o sindicato russo do crime, e ela é claramente um elemento importante para isso acontecer. A história tem Richard Gere e Topher, e ela tem alguns momentos briguentos. Vamos deixar por aí.

Isso quer dizer que você terá que interpretar um personagem com sotaque?
Sim. Eu amo fazer personagens estrangeiros, especialmente trabalhando com Michael Brandt, que escreveu "Os Indomáveis" ("3:10 to Yuma") e é... extremamente criativo. Acho que será muito legal, pois ele é um cara aberto para ouvir as opiniões dos atores. Portanto com certeza seria muito divertido.

Tem algum outro projeto a ser lançado sobre o qual você pode falar?
Acabei de terminar de filmar "For Lovers Only" com os irmãos Polish na França, e creio que ele seja um romance. Talvez um romance trágico. Eu não tenho certeza de qual termo utilizar. Mas é uma linda história de amor, e ela nos levou por toda costa sul da França, partes do norte, Paris. Foi a experiência criativa mais maravilhosa que tive neste verão.
Nos próximos dias, seguirei para fazer "Codinome Cassius 7" ("The Double"). Estou ansiosa para fazer este também, mas [a experiência de fazer "For Lovers Only"] foi simplesmente linda. Trabalhar com esses caras, tão talentosos e visuais. O modo como eles veem o mundo e a cinematografia é inspirador. Foram momentos incríveis trabalhando com eles, e viajando pela França com essa equipe criativa.

Você pode confirmar o rumor de que o elenco de Castle estará na Comic-Con deste ano?
Sim, Castle estará na Comic-Con deste ano. Estou confirmando. Posso me encrencar por isso, mas fazer o quê.

Você estará lá?
Pretendo estar lá, sim.

Você já esteve numa Comic-Con?
Não, mas adoraria ter ido com "The Spirit". Estar lá com alguém como Frank Miller, num projeto como aquele, acho que teria sido muito especial, pois é disso que a Comic-Con trata. É para os fãs de quadrinhos. Não sei como Castle se encaixa nisso, mas acho que fazer parte dessa cultura é algo incrível.
Acabei de ir à premiere do Xbox - não que fãs de Xbox não sejam fãs de quadrinhos, mas parece haver um vínculo entre eles, e são um grupo de pessoas tão criativas. Eles têm ideias tão progressistas e quando você se abre para esses mundos - seja de jogos virtuais, seja de quadrinho -, as possibilidades são infinitas. É algo lindo. Então eu adoraria ir até lá e conhecer essas pessoas. Seria uma grande honra.

Tenho certeza que você tem diversas interações com fãs, mas pode pensar em alguma que tenha sido particularmente interessante?
Eu fiz aniversário recentemente, e tenho fãs tão queridos. Eu sei que algumas pessoas têm histórias malucas, mas meus fãs parecem ser muito amáveis. No meu aniversário recebi presentes maravilhosos. Da Itália me mandaram um livro sobre Caravaggio, que é um pintor que fez parte da história do país. Era uma compilação enorme de seus trabalhos. Recebi também aulas de trapézio. Coisas assim, presentes muito criativos. Fico constantemente surpresa por essas pessoas se darem ao trabalho de assistir coisas que eu fiz e mostram seu apreço por isso. Fico honrada por todos eles.

Se você pudesse participar de qualquer outra série, qual seria?
Em primeiro lugar, acho que "Breaking Bad" é maravilhoso. Seria uma série incrível de se participar. "Glee" passou por minha mente, mas acho que não. Até mesmo "True Blood", ou algo parecido, que seja muito sombrio, louco, livre, e um pouco perigoso. Adoraria fazer algo assim. Acho que fico com "Breaking Bad" ou "True Blood", ou talvez até " Sons of Anarchy". Isso seria irado.

[fonte]