Lembram-se quando a vida era simples e ficávamos felizes apenas em ver Castle e Beckett simplesmente ficando juntos? Bem, se os episódio recentes servem de parâmetro (e claro que servem), a lua-de-mel acabou. O finale "Watershed", que vai ao ar esta noite, mostra tudo que há de errado com o relacionamento de Ricke Kate, e levanta a questão de se eles realmente têm o que é preciso para fazer o relacionamento dar certo alongo prazo.
Não vamos esquecer que Castle levou mais de 3 anos para admitir o que sentia por sua parceira, e mais um ano para tomar alguma ação. E quanto à Beckett? Bem, ela é simplesmente tão mas esperta do que Castle, e esse fato nunca foi tão óbvio quanto nesse episódio em particular.

O caso da semana começa como sempre. Uma prostituta é encontrada assassinada, seu corpo boiando na caixa d'água no telhado de um prédio decadente, onde vivem os tipos mais baixos da sociedade. Mas esperem; a mulher tem uma dupla identidade, e Crystal Skye é na verdade uma aluna condecorada de Harvard que deveria estar numa viagem dos sonhos pela Europa, e não fazendo armações na área errada da cidade.
A natureza complicada da trama destaca as habilidades únicas de Beckett na área, e conforme a trama se complica, é ela quem trabalha para colocar as peças do quebra-cabeça no lugar, enquanto Castle fica por perto, sempre com uma piada pronta, mas também sempre um passo atrás. Apesar de sua aparência metódica e calma, Beckett guarda um segredo - um que a obriga mentir para Castle. Sem seus colegas saberem, Beckett conseguiu uma oportunidade única na vida. Uma entrevisa promissora para uma vaga na Força-Tarefa Federal foi um sucesso, e uma nova vida a aguarda em DC - se ela estiver disposta a ir.
Quando Castle encontra um bilhete de embarque no bolso de seu casaco, o problema logo chega a um ponto no qual não pode mais ser ignorado, e tanto Rick quanto Kate precisam pensar no rumo do relacionamento. Beckett diz "Não sei onde estamos. Estamos nessa dança há 5 anos. O que acontece quando a música parar?" Ela está no aguardo de Castle assumir o controle da situação, enquanto Castle tem estado um passo atrás, sem ter a certeza de que Becket está comprometida o suficiente como ele para que ele tome o controle. É uma situação complicada na qual cada personagem incorpora o maior medo do outro, e isso é exarcerbado pela oportunidade de um emprego que a audiência sabe no qual Beckett seria excelente. (e parte de nós até quer que ela vá._
Com as últimas peças da investigação se encaixando nos devidos lugares (que inclui um maravilhoso monólogo de Beckett no interrogatóio), tudo o que resta ao casal é ter "a connversa".

[fonte]

[NT: Sobre a fala "Não sei onde estamos. Estamos nessa dança há 5 anos. O que acontece quando a música parar?", Kate Jennings, do Castle Examiner, disse em seu Twitter que foi, sim, Beckett quem disse essa fala, mas ao contrário do que a gente assume ao ler esse artigo, ela não diz isso diretamente ao Castle. Meu palpite seria no papo-garota com Lanie, talvez...?]