Resumo do episódio que foi ao ar nos EUA ontem, "Probable Cause".
Não leia caso ainda não o tenha assistido!


"Castle" desta 2ª feira viu o escritor de mistérios sendo incriminado. Mas isso não foi ao acaso. O 3XK voltou e armou para Rick ser acusado de assassinato.
O episódio começou com a equipe sendo chamada para um cena do crime com uma reviravolta: a vítima está presa ao teto e tem um símbolo marcado na testa. Quando começam a investigação, os peritos encontram as digitais de Castle na maçaneta. Depois, ele é visto me vídeo comprando jóias para a falecida. Enquanto Beckett hesita em acreditar que Castle é o culpado, uma busca em seu apartamento revela uma mala com o mesmo tipo de arame usado para prender a vítima. Com todas as evidências apontando para ele, Espo é forçado a prender o amigo por assassinato.
Num raro momento de vulnerabilidade, Beckett, aos prantos, revela para Lanie que encontraram e-mails no computador de Castle que comprovam um caso entre ele e a vítima, dando-lhe motivo para assassiná-la. "Ele às vezes é um babaca imaturo, egocêntrico e narcisista, mas ele não é assim," diz Kate.
Não temos dúvidas, mas realmente não foi Castle quem a matou. O assassino 3XK, Tyson, faz uma visita macabra à cadeia e explica porquê armou para ele (quanta consideração!): "Abri mão de quatro anos de minha vida planejando o ato de desaparecimento perfeito para que os tiras parassem de me procurar, para que eu pudesse voltar a matar. - Você arruinou tudo."
E por isso, ele não quer simplesmente matar Castle. "É mais divertido destruí-lo," ele diz. E ele encontrou a maneira perfeita e poética para isso, que ainda partirá o coração de Beckett. "Tenho gente esperando por você [no fichamento na central]. Você não irá durar a noite. E esse será a punição dela - acreditar que você era inocente e não ser capaz de impedir isso de acontecer. Irá assombrá-la para o resto de sua vida."
Mas sendo o homem esperto que é, e tendo alguém lhe devendo um favor, Castle consegue orquestrar sua fuga na tranferência, logo após dar a Kate uma mensagem em código para encontrá-lo na biblioteca pública de Nova York, o local onde ela o prendeu pela primeira vez. De lá, eles rastreiam o Castle falso que o 3XK contratou e, por fim, o esconderijo do serial killer. Infelizmente, ele não está lá - ele está do lado de fora. Enquanto estão sentados no carro falando sobre como as coisas nunca foram fáceis entre eles, um carro bate na traseira deles. Tyson pega Kate, e Rick a salva, atirando no assassino, que cai nas águas abaixo. Quando não encontram um corpo, Castle sabe que este não é o fim da história. A questão nunca foi machucá-lo; mas orquestrar essa charada meticulosa foi o modo perfeito para Tyson não ser mais um homem procurado. Agora ele está livre.

Fonte: TV Line